As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento

No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Lucas Forlin, Silveira, Marcelo Pimentel da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15760
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15760
recordtype ojs
spelling peri-article-157602024-05-01T10:06:01Z As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento Trends in the use of comics with approach to themes in science teaching pieces of research: a state of knowledge Pereira, Lucas Forlin Silveira, Marcelo Pimentel da Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ensino de Ciências. Documentos; Educação; Recurso didático Documents; Education; Didatic resource No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2020. Para tanto, realizou-se uma busca por trabalhos com esse foco em anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM), nas revistas Química Nova na Escola, Ciência & Educação, Educación Química, Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Revista Experiências em Ensino de Ciências e na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, dissertações e teses. Na sequência, os documentos encontrados foram tratados de duas maneiras: a) Categorização, mediante Análise de Conteúdo, quanto à finalidade das HQs empregadas; e b) Classificação na forma na qual as HQs desses trabalhos foram elaboradas. Para a primeira análise dos documentos, os resultados foram apresentados junto às categorias, indicando três tendências para a utilização das HQs nas pesquisas, sendo a mais comum como recurso didático para as aulas de Ciências, Biologia, Física ou Química. Por outro lado, na segunda análise ficou evidente que há uma predominância para o emprego de HQs elaboradas pelos pesquisadores ou professores que conduzem essas pesquisas, mas também se destaca a possibilidade de os participantes da pesquisa desenvolverem HQs. Além disso, traçar esse estado do conhecimento permitiu verificar um aumento no número de trabalhos publicados sobre HQs com o passar dos anos, sendo mais frequente fazê-la nos eventos da área, dentre os quais tem-se o JALEQUIM, que dispõe de um eixo temático específico para a submissão de trabalhos com esse enfoque, valorizando essa linha de pesquisa. In this research, whose nature is qualitative, documentary and descriptive, a state of knowledge is presented with the objective of understanding and identifying the trends for the use of comics with themes in pieces of research in Science Education published between 2010 and 2020. To this end, a search for papers with this focus was conducted in the annals of the Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) and the Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM), in the journals Química Nova na Escola, Ciência & Educação, Educación Química, Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Revista Experiências em Ensino de Ciências and in the Revista Eletrônica Ludus Scientiae, dissertations and theses. After that, the documents were treated in two ways: a) Categorization, through Content Analysis, as to the purpose of the comics used; and b) Classification in the form in which the comics in these works were elaborated. For the first analysis of the documents, the results were presented along with the categories, indicating three tendencies for the use of comics in research, the most common being as a didactic resource for Science, Biology, Physics or Chemistry classes. On the other hand, in the second analysis it became evident that there is a predominance for the employment of comics made by the researchers or teachers conducting these pieces of research, but the possibility of the research participants developing comics is also highlighted. Furthermore, tracing this state of knowledge allowed us to verify an increase in the number of published works about comics over the years, being more frequent in the events of the area, among which is JALEQUIM, which has a specific thematic axis for the submission of works with this focus, valuing this line of research. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-11-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Estado do conhecimento; Pesquisa documental. application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15760 10.3895/actio.v7n3.15760 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15760/9164 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15760/2739 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Lucas Forlin
Silveira, Marcelo Pimentel da
spellingShingle Pereira, Lucas Forlin
Silveira, Marcelo Pimentel da
As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
author_sort Pereira, Lucas Forlin
title As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
title_short As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
title_full As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
title_fullStr As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
title_full_unstemmed As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
title_sort as tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento
description No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2020. Para tanto, realizou-se uma busca por trabalhos com esse foco em anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM), nas revistas Química Nova na Escola, Ciência & Educação, Educación Química, Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Revista Experiências em Ensino de Ciências e na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, dissertações e teses. Na sequência, os documentos encontrados foram tratados de duas maneiras: a) Categorização, mediante Análise de Conteúdo, quanto à finalidade das HQs empregadas; e b) Classificação na forma na qual as HQs desses trabalhos foram elaboradas. Para a primeira análise dos documentos, os resultados foram apresentados junto às categorias, indicando três tendências para a utilização das HQs nas pesquisas, sendo a mais comum como recurso didático para as aulas de Ciências, Biologia, Física ou Química. Por outro lado, na segunda análise ficou evidente que há uma predominância para o emprego de HQs elaboradas pelos pesquisadores ou professores que conduzem essas pesquisas, mas também se destaca a possibilidade de os participantes da pesquisa desenvolverem HQs. Além disso, traçar esse estado do conhecimento permitiu verificar um aumento no número de trabalhos publicados sobre HQs com o passar dos anos, sendo mais frequente fazê-la nos eventos da área, dentre os quais tem-se o JALEQUIM, que dispõe de um eixo temático específico para a submissão de trabalhos com esse enfoque, valorizando essa linha de pesquisa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15760
_version_ 1805535717977227264
score 10,814766