Ferramentas de tecnologia assistiva para aquisição de conhecimento do deficiente visual: uma revisão narrativa
O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas...
Principais autores: | de Queiroz Pereira, Gabrielly, de Francisco, Antonio Carlos, Bertrand Renaux, Douglas Paulo, Pilatti, Luiz Alberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15823 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scopus, Web of Science e ScienceDirect, a partir da combinação dos operadores booleanos (“Assistive Technology”) AND (“Visually Impaired” OR “Knowledge Generation”). Foram analisados os seguintes tópicos: objetivo do trabalho, idioma do dispositivo, interação ao usuário, tecnologia empregada nas ferramentas, custo, validação, resultados, conclusões obtidas e a contribuição para a aquisição de conhecimento. Constatou-se a publicação de seis ferramentas que se enquadram na temática, onde três possuem o mesmo objetivo (transcrição de textos em fala ao redor do usuário) e que o idioma mais utilizado é o inglês. A ferramenta mais cara custa aproximadamente $218 e as outras cinco em torno de 60$-71$ e a que obteve melhor precisão, obteve um resultado de 99%. A tecnologia que mais foi empregada nas ferramentas foi a utilização do Raspberry pi e o sistema operacional Linux. Concluiu-se que existe a necessidade da criação de novas ferramentas de tecnologia assistiva para a aquisição de conhecimento de deficientes visuais. |
---|