Ferramentas de tecnologia assistiva para aquisição de conhecimento do deficiente visual: uma revisão narrativa

O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas...

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Principais autores: de Queiroz Pereira, Gabrielly, de Francisco, Antonio Carlos, Bertrand Renaux, Douglas Paulo, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15823
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spelling peri-article-158232024-05-01T15:48:16Z Ferramentas de tecnologia assistiva para aquisição de conhecimento do deficiente visual: uma revisão narrativa de Queiroz Pereira, Gabrielly de Francisco, Antonio Carlos Bertrand Renaux, Douglas Paulo Pilatti, Luiz Alberto 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem construção de conhecimento; geração de conhecimento; gestão do conhecimento; tecnologia assistiva; deficiente visual. O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scopus, Web of Science e ScienceDirect, a partir da combinação dos operadores booleanos (“Assistive Technology”) AND (“Visually Impaired” OR “Knowledge Generation”). Foram analisados os seguintes tópicos: objetivo do trabalho, idioma do dispositivo, interação ao usuário, tecnologia empregada nas ferramentas, custo, validação, resultados, conclusões obtidas e a contribuição para a aquisição de conhecimento. Constatou-se a publicação de seis ferramentas que se enquadram na temática, onde três possuem o mesmo objetivo (transcrição de textos em fala ao redor do usuário) e que o idioma mais utilizado é o inglês. A ferramenta mais cara custa aproximadamente $218 e as outras cinco em torno de 60$-71$ e a que obteve melhor precisão, obteve um resultado de 99%. A tecnologia que mais foi empregada nas ferramentas foi a utilização do Raspberry pi e o sistema operacional Linux. Concluiu-se que existe a necessidade da criação de novas ferramentas de tecnologia assistiva para a aquisição de conhecimento de deficientes visuais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15823 10.3895/rts.v19n57.15823 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 164-182 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 164-182 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15823/9761 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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description O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scopus, Web of Science e ScienceDirect, a partir da combinação dos operadores booleanos (“Assistive Technology”) AND (“Visually Impaired” OR “Knowledge Generation”). Foram analisados os seguintes tópicos: objetivo do trabalho, idioma do dispositivo, interação ao usuário, tecnologia empregada nas ferramentas, custo, validação, resultados, conclusões obtidas e a contribuição para a aquisição de conhecimento. Constatou-se a publicação de seis ferramentas que se enquadram na temática, onde três possuem o mesmo objetivo (transcrição de textos em fala ao redor do usuário) e que o idioma mais utilizado é o inglês. A ferramenta mais cara custa aproximadamente $218 e as outras cinco em torno de 60$-71$ e a que obteve melhor precisão, obteve um resultado de 99%. A tecnologia que mais foi empregada nas ferramentas foi a utilização do Raspberry pi e o sistema operacional Linux. Concluiu-se que existe a necessidade da criação de novas ferramentas de tecnologia assistiva para a aquisição de conhecimento de deficientes visuais.
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