Elementos de jogos como estratégia no ensino superior de administração e ciências contábeis
Este estudo, utilizando os direcionamentos da Revisão Sistemática da Literatura, objetivou obter uma visão geral da produção teórica publicada em periódicos como artigos científicos, sobre a gamificação no Ensino Superior, mais especificamente, nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Para t...
Principais autores: | Reinaldi, Maria Aldinete Almeida, Guimarães, Brenda Salgueiro, Giordani, Annecy Tojeiro, dos Santos, Rodrigo Otávio |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16011 |
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peri-article-160112024-08-25T01:17:41Z Elementos de jogos como estratégia no ensino superior de administração e ciências contábeis Reinaldi, Maria Aldinete Almeida Guimarães, Brenda Salgueiro Giordani, Annecy Tojeiro dos Santos, Rodrigo Otávio Ciências Sociais Aplicadas Gamificação; Elementos de Jogos; Ensino Superior de Ciências Contábeis. Administração. Este estudo, utilizando os direcionamentos da Revisão Sistemática da Literatura, objetivou obter uma visão geral da produção teórica publicada em periódicos como artigos científicos, sobre a gamificação no Ensino Superior, mais especificamente, nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico na Plataforma Sucupira / Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Foram selecionados 37 artigos direcionados ao Ensino Superior, dos quais apenas 6 contemplaram as duas áreas de conhecimento supracitadas. Foi possível identificar as principais tendências dos estudos empíricos e teóricos publicados no período de 2011 a 2021 acerca da gamificação, assim como, sua importância, benefícios, desafios e limitações de sua utilização. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16011 10.3895/rts.v20n60.16011 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 20, n. 60 (2024); 191-208 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 20, n. 60 (2024); 191-208 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v20n60 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16011/10315 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Este estudo, utilizando os direcionamentos da Revisão Sistemática da Literatura, objetivou obter uma visão geral da produção teórica publicada em periódicos como artigos científicos, sobre a gamificação no Ensino Superior, mais especificamente, nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico na Plataforma Sucupira / Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Foram selecionados 37 artigos direcionados ao Ensino Superior, dos quais apenas 6 contemplaram as duas áreas de conhecimento supracitadas. Foi possível identificar as principais tendências dos estudos empíricos e teóricos publicados no período de 2011 a 2021 acerca da gamificação, assim como, sua importância, benefícios, desafios e limitações de sua utilização. |
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