Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19
O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao...
Principais autores: | Silva, Romário Borges, Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de, Cavalcante, Rivadavia Porto, Castilho, Weimar Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16203 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-162032024-01-05T20:45:14Z Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 Silva, Romário Borges Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de Cavalcante, Rivadavia Porto Castilho, Weimar Silva Ensino-Aprendizagem e Métodos e Técnicas de Ensino. Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais. O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-11-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203 10.3895/rbect.v16n1.16203 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203/pdf_1 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Silva, Romário Borges Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de Cavalcante, Rivadavia Porto Castilho, Weimar Silva |
spellingShingle |
Silva, Romário Borges Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de Cavalcante, Rivadavia Porto Castilho, Weimar Silva Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
author_sort |
Silva, Romário Borges |
title |
Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
title_short |
Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
title_full |
Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
title_fullStr |
Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19 |
title_sort |
metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da covid-19 |
description |
O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16203 |
_version_ |
1805535432431108096 |
score |
10,814766 |