Aspectos de história das ciências e natureza das ciências em produções estudantis de uma feira regional de ciências do interior paulista

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre os trabalhos desenvolvidos por Clubes de Ciências e apresentados na Edição de 2020 da Feira de Ciências do Centro de Óptica e Fotônica da Universidade de São Paulo em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e suas possíveis...

ver descrição completa

Principais autores: Ribeiro, João Pedro Mardegan, da Silva, Marília Faustino, Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16288
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre os trabalhos desenvolvidos por Clubes de Ciências e apresentados na Edição de 2020 da Feira de Ciências do Centro de Óptica e Fotônica da Universidade de São Paulo em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e suas possíveis contribuições para a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) na formação dos alunos, dada a presença de elementos de Natureza das Ciências (NdC) em cerca de um terço dos projetos desenvolvidos. Para tanto, foram analisados todos os trabalhos apresentados no evento e disponibilizados na forma de vídeos no canal no Youtube da Diretoria de Ensino, à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontaram que, apesar da escassez e ou mesmo falta de elementos de HFC nos materiais didáticos e paradidáticos em geral, diversos trabalhos apresentados na Feira trouxeram tais elementos espontaneamente, principalmente no discurso verbal. Afirma-se que os Clubes de Ciências e as Feiras das Ciências podem ser espaços ricos para discutir conceitos da NdC, particularmente pela via da HFC, estimulando um entendimento mais profundo da construção dos saberes científicos.