Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa qu...
Principais autores: | Godoy, Marcela Teixeira, Laburu, Carlos Eduardo, da Silva, Osmar Henrique Moura |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . |
---|