Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica

Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa qu...

ver descrição completa

Principais autores: Godoy, Marcela Teixeira, Laburu, Carlos Eduardo, da Silva, Osmar Henrique Moura
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1637
recordtype ojs
spelling peri-article-16372013-09-18T17:03:03Z Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 10.3895/S1982-873X2013000200013 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
da Silva, Osmar Henrique Moura
spellingShingle Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
da Silva, Osmar Henrique Moura
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
author_sort Godoy, Marcela Teixeira
title Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_short Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_full Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_fullStr Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_full_unstemmed Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_sort mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
description Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso .
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637
_version_ 1805291728056352768
score 10,814766