Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa qu...
Principais autores: | Godoy, Marcela Teixeira, Laburu, Carlos Eduardo, da Silva, Osmar Henrique Moura |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1637 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16372013-09-18T17:03:03Z Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 10.3895/S1982-873X2013000200013 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura |
spellingShingle |
Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
author_sort |
Godoy, Marcela Teixeira |
title |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_short |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_full |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_fullStr |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_full_unstemmed |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_sort |
mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
description |
Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 |
_version_ |
1805291728056352768 |
score |
10,814766 |