Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade

O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no ca...

ver descrição completa

Principais autores: Brognoli, Paula Caldas, Dias, Maria Sara De Lima, De Faria, Paula Maria Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16410
recordtype ojs
spelling peri-article-164102024-05-01T15:48:15Z Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade Brognoli, Paula Caldas Dias, Maria Sara De Lima De Faria, Paula Maria Ferreira Educação Práticas docentes. Comunidade; Campo CTS; Covid-19; Docência. O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no campo CTS e as proximidades entre universidade e sociedade. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, que apresenta uma revisão sistemática da literatura. Os artigos identificados revelaram as profundas transformações do campo educacional em meio à pandemia, evidenciando as tecnologias como recurso importante ao processo de ensino-aprendizagem nesse contexto; destacaram, também, os impactos dessas alterações sobre as vivências dos(as) docentes. Conclui-se que o campo CTS aporta contribuições para a compreensão do cenário educacional, valorizando a interação entre as práticas docentes, as tecnologias e a sociedade como fonte de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410 10.3895/rts.v19n58.16410 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 411-427 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 411-427 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410/9969 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16410/2922 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Brognoli, Paula Caldas
Dias, Maria Sara De Lima
De Faria, Paula Maria Ferreira
spellingShingle Brognoli, Paula Caldas
Dias, Maria Sara De Lima
De Faria, Paula Maria Ferreira
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
author_sort Brognoli, Paula Caldas
title Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_short Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_fullStr Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full_unstemmed Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_sort práticas docentes e comunidade: relações no campo ciência, tecnologia e sociedade
description O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no campo CTS e as proximidades entre universidade e sociedade. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, que apresenta uma revisão sistemática da literatura. Os artigos identificados revelaram as profundas transformações do campo educacional em meio à pandemia, evidenciando as tecnologias como recurso importante ao processo de ensino-aprendizagem nesse contexto; destacaram, também, os impactos dessas alterações sobre as vivências dos(as) docentes. Conclui-se que o campo CTS aporta contribuições para a compreensão do cenário educacional, valorizando a interação entre as práticas docentes, as tecnologias e a sociedade como fonte de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410
_version_ 1805535587502915584
score 10,814766