Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade
O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no ca...
Principais autores: | Brognoli, Paula Caldas, Dias, Maria Sara De Lima, De Faria, Paula Maria Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16410 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-164102024-05-01T15:48:15Z Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade Brognoli, Paula Caldas Dias, Maria Sara De Lima De Faria, Paula Maria Ferreira Educação Práticas docentes. Comunidade; Campo CTS; Covid-19; Docência. O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no campo CTS e as proximidades entre universidade e sociedade. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, que apresenta uma revisão sistemática da literatura. Os artigos identificados revelaram as profundas transformações do campo educacional em meio à pandemia, evidenciando as tecnologias como recurso importante ao processo de ensino-aprendizagem nesse contexto; destacaram, também, os impactos dessas alterações sobre as vivências dos(as) docentes. Conclui-se que o campo CTS aporta contribuições para a compreensão do cenário educacional, valorizando a interação entre as práticas docentes, as tecnologias e a sociedade como fonte de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-12-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410 10.3895/rts.v19n58.16410 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 411-427 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 411-427 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410/9969 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16410/2922 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Brognoli, Paula Caldas Dias, Maria Sara De Lima De Faria, Paula Maria Ferreira |
spellingShingle |
Brognoli, Paula Caldas Dias, Maria Sara De Lima De Faria, Paula Maria Ferreira Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
author_sort |
Brognoli, Paula Caldas |
title |
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_short |
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full |
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_fullStr |
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes e comunidade: relações no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_sort |
práticas docentes e comunidade: relações no campo ciência, tecnologia e sociedade |
description |
O campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe um novo olhar para os estudos científicos e tecnológicos; no âmbito educacional, promove uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Nesse sentido, este estudo visa identificar o debate entre as tecnologias e práticas docentes no campo CTS e as proximidades entre universidade e sociedade. Trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, que apresenta uma revisão sistemática da literatura. Os artigos identificados revelaram as profundas transformações do campo educacional em meio à pandemia, evidenciando as tecnologias como recurso importante ao processo de ensino-aprendizagem nesse contexto; destacaram, também, os impactos dessas alterações sobre as vivências dos(as) docentes. Conclui-se que o campo CTS aporta contribuições para a compreensão do cenário educacional, valorizando a interação entre as práticas docentes, as tecnologias e a sociedade como fonte de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16410 |
_version_ |
1805535587502915584 |
score |
10,814766 |