Não chorar o leite derramado: uma análise textual discursiva do conhecimento profissional do currículo sobre estequiometria de quatro professores mineiros
A formação de professores de Química, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um Tópico Específico (TSPCK), pressupõe o desenvolvimento de uma base de conhecimento profissional da qual o presente artigo enfoca o Conhecimento do Currículo para o tópico de estequiometria. Apresenta-se...
Principais autores: | Cirilo, Rolién José Vieira, Colagrande, Elaine Angelina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16447 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A formação de professores de Química, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um Tópico Específico (TSPCK), pressupõe o desenvolvimento de uma base de conhecimento profissional da qual o presente artigo enfoca o Conhecimento do Currículo para o tópico de estequiometria. Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Química que possibilitou, a partir da caracterização do TSPCK de quatro professores licenciados em Química, discutir o conhecimento profissional do currículo neste conteúdo durante o regime de estudos e atividades não-presenciais e a transição do currículo de Minas Gerais. Nosso levantamento demonstra que, apesar de ser explicitamente citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM, parte III), o conteúdo não foi apresentado de forma explícita ao longo dos treze anos de vigência do Conteúdo Básico Comum (CBC), desde 2008 até a publicação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), no início de 2021. Os resultados da pesquisa também demonstram que os participantes afirmam ensinar esse conteúdo na educação básica, apesar da sua ausência no currículo mineiro. Isso indica falta de clareza quanto aos objetivos de ensino para o tópico, o que pode potencialmente contribuir para o ensino e aprendizagem do conhecimento químico de forma fragmentada. A partir do referencial teórico adotado e dos resultados, salientamos a importância que as orientações para o ensino ocupam enquanto possíveis potencializadoras desse componente do TSPCK dos profissionais do ensino de Química, na perspectiva de criar oportunidades para um processo de ensino e aprendizagem do ponto de vista da integração curricular. |
---|