Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal...
Principais autores: | Machado, Cristiane Tolentino, Terra, Giovani Romaneli, Terra, Douglas Romaneli, Ganem, Fernando Augusto de França Abo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais. |
---|