Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia

Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal...

ver descrição completa

Principais autores: Machado, Cristiane Tolentino, Terra, Giovani Romaneli, Terra, Douglas Romaneli, Ganem, Fernando Augusto de França Abo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16448
recordtype ojs
spelling peri-article-164482023-08-08T18:20:49Z Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia Machado, Cristiane Tolentino Terra, Giovani Romaneli Terra, Douglas Romaneli Ganem, Fernando Augusto de França Abo Educação e Tecnologia Educacional Ensino Remoto Emergencial; Histologia; Monitoria; Pandemia; Quadro interativo Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq- Brasil Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG- Brasil 2023-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448 10.3895/etr.v7n2.16448 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 32-43 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448/9678 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16448/2929 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Machado, Cristiane Tolentino
Terra, Giovani Romaneli
Terra, Douglas Romaneli
Ganem, Fernando Augusto de França Abo
spellingShingle Machado, Cristiane Tolentino
Terra, Giovani Romaneli
Terra, Douglas Romaneli
Ganem, Fernando Augusto de França Abo
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
author_sort Machado, Cristiane Tolentino
title Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
title_short Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
title_full Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
title_fullStr Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
title_full_unstemmed Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
title_sort monitoria virtual: percepção dos estudantes de histologia
description Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448
_version_ 1805452593582833664
score 10,814766