Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia
Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal...
Principais autores: | Machado, Cristiane Tolentino, Terra, Giovani Romaneli, Terra, Douglas Romaneli, Ganem, Fernando Augusto de França Abo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16448 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-164482023-08-08T18:20:49Z Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia Machado, Cristiane Tolentino Terra, Giovani Romaneli Terra, Douglas Romaneli Ganem, Fernando Augusto de França Abo Educação e Tecnologia Educacional Ensino Remoto Emergencial; Histologia; Monitoria; Pandemia; Quadro interativo Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq- Brasil Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG- Brasil 2023-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448 10.3895/etr.v7n2.16448 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 32-43 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448/9678 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16448/2929 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Machado, Cristiane Tolentino Terra, Giovani Romaneli Terra, Douglas Romaneli Ganem, Fernando Augusto de França Abo |
spellingShingle |
Machado, Cristiane Tolentino Terra, Giovani Romaneli Terra, Douglas Romaneli Ganem, Fernando Augusto de França Abo Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
author_sort |
Machado, Cristiane Tolentino |
title |
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
title_short |
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
title_full |
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
title_fullStr |
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
title_full_unstemmed |
Monitoria virtual: percepção dos estudantes de Histologia |
title_sort |
monitoria virtual: percepção dos estudantes de histologia |
description |
Com a pandemia causada pela Covid-19, foi instaurado o distanciamento social que obrigou as diversas instituições de ensino a se adaptarem para dar continuidade às atividades acadêmicas. As aulas precisaram ser alteradas de forma a minimizar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem e tal adaptação refletiu também na forma de se oferecer as monitorias durante o Ensino Remoto Emergencial. No presente estudo, pretende-se verificar a percepção dos estudantes de Histologia sobre o uso de uma ferramenta digital nas monitorias. As monitorias virtuais foram oferecidas com o apoio da plataforma Lucid.apk na sua versão gratuita. Na modalidade de quadro virtual interativo, a plataforma permitiu a identificação das estruturas e características morfológicas presentes nas imagens de cortes histológicos dos diferentes tecidos estudados. O quadro virtual foi utilizado simultaneamente pelos monitores numa abordagem mais interativa e dinâmica aos estudantes durante as monitorias. No aspecto geral, os estudantes avaliaram de forma positiva a sua experiência de aprendizagem com a ferramenta digital nas monitorias virtuais de Histologia. Além disso, a maioria dos estudantes concorda que a plataforma poderia ser mantida no retorno das aulas presenciais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16448 |
_version_ |
1805452593582833664 |
score |
10,814766 |