Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Goog...
Principais autores: | Ferreira, Fernanda Mendes, Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16472 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-164722023-08-08T18:20:49Z Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) Ferreira, Fernanda Mendes Brandalise, Mary Ângela Teixeira Ensino, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Avaliação das aprendizagens; Formação de Professores; Ciências Biológicas. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Google Acadêmico, anais do ENPEC e a tese de Teixeira (2008). A análise dos resumos, com apoio do software Iramuteq, possibilitou identificar duas temáticas principais no corpus textual: a) aspectos e perspectivas de avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas; b) concepções e práticas avaliativas de professores e/ou licenciandos na Licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimoramento na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação aos aspectos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-07-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472 10.3895/etr.v7n2.16472 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 1-17 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472/9651 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16472/2934 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16472/2935 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ferreira, Fernanda Mendes Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
spellingShingle |
Ferreira, Fernanda Mendes Brandalise, Mary Ângela Teixeira Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
author_sort |
Ferreira, Fernanda Mendes |
title |
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
title_short |
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
title_full |
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
title_sort |
avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em ciências biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) |
description |
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Google Acadêmico, anais do ENPEC e a tese de Teixeira (2008). A análise dos resumos, com apoio do software Iramuteq, possibilitou identificar duas temáticas principais no corpus textual: a) aspectos e perspectivas de avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas; b) concepções e práticas avaliativas de professores e/ou licenciandos na Licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimoramento na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação aos aspectos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472 |
_version_ |
1805452650554064896 |
score |
10,814766 |