Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Goog...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Fernanda Mendes, Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16472
recordtype ojs
spelling peri-article-164722023-08-08T18:20:49Z Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019) Ferreira, Fernanda Mendes Brandalise, Mary Ângela Teixeira Ensino, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Avaliação das aprendizagens; Formação de Professores; Ciências Biológicas. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Google Acadêmico, anais do ENPEC e a tese de Teixeira (2008). A análise dos resumos, com apoio do software Iramuteq, possibilitou identificar duas temáticas principais no corpus textual: a) aspectos e perspectivas de avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas; b) concepções e práticas avaliativas de professores e/ou licenciandos na Licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimoramento na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação aos aspectos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-07-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472 10.3895/etr.v7n2.16472 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 1-17 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472/9651 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16472/2934 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16472/2935 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ferreira, Fernanda Mendes
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
spellingShingle Ferreira, Fernanda Mendes
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
author_sort Ferreira, Fernanda Mendes
title Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
title_short Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
title_full Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
title_fullStr Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em Ciências Biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
title_sort avaliação das aprendizagens e formação inicial de professores em ciências biológicas: um panorama das pesquisas brasileiras (1972-2019)
description Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura referente à avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas, realizada com o objetivo de analisar a produção acadêmica brasileira sobre a temática. As bases de dados consultadas foram: Capes, BDTD, Google Acadêmico, anais do ENPEC e a tese de Teixeira (2008). A análise dos resumos, com apoio do software Iramuteq, possibilitou identificar duas temáticas principais no corpus textual: a) aspectos e perspectivas de avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores em Ciências Biológicas; b) concepções e práticas avaliativas de professores e/ou licenciandos na Licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimoramento na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação aos aspectos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16472
_version_ 1805452650554064896
score 10,814766