Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
Este artigo de revisão sistemática teve por objetivo conhecer os estudos realizados no campo da leitura, no ensino superior brasileiro, em um período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Investigaram-se a natureza dos estudos (teórica ou empírica), as perspectivas conceituais sobre leitura, os...
Principais autores: | Santos, Valdecir Ramos, Silva, Adriana Alves, Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16540 |
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Resumo: |
Este artigo de revisão sistemática teve por objetivo conhecer os estudos realizados no campo da leitura, no ensino superior brasileiro, em um período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Investigaram-se a natureza dos estudos (teórica ou empírica), as perspectivas conceituais sobre leitura, os objetivos, os resultados e os avanços ao campo do letramento acadêmico. O corpus de análise é composto por 12 artigos. Desse total, 7 pesquisas abordam a leitura na perspectiva das práticas e 5 trabalhos apresentam discussões teóricas e/ou metodológicas ancoradas em diferentes pressupostos. Os resultados mostram que um número significativo dos estudos permanece centrado nos problemas da formação leitora de anos pregressos e se orienta no conceito de competência leitora, enfatizando o desenvolvimento habilidades individuais do estudante, enquanto os estudos de abordagem discursiva, que têm seu foco na formação leitora para os gêneros específicos da comunidade verbal acadêmica, ainda são muito incipientes. Destaca-se a importância dos artigos analisados para o campo do letramento na universidade e aponta-se a necessidade de se avançar nas discussões sobre o tema, olhando para a leitura interdisciplinarmente e considerando-a em sua dimensão discursiva, envolta em relações culturais e socioideológicas, que são produtoras de identidades e modos de subjetivação nos acadêmicos. |
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