Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática

Este artigo de revisão sistemática teve por objetivo conhecer os estudos realizados no campo da leitura, no ensino superior brasileiro, em um período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Investigaram-se a natureza dos estudos (teórica ou empírica), as perspectivas conceituais sobre leitura, os...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Valdecir Ramos, Silva, Adriana Alves, Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16540
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16540
recordtype ojs
spelling peri-article-165402023-11-12T18:54:10Z Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática Santos, Valdecir Ramos Silva, Adriana Alves Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza 7.08.00.00-6 - 7.08.04.00-1 Leitura; Práticas; Letramento Acadêmico Este artigo de revisão sistemática teve por objetivo conhecer os estudos realizados no campo da leitura, no ensino superior brasileiro, em um período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Investigaram-se a natureza dos estudos (teórica ou empírica), as perspectivas conceituais sobre leitura, os objetivos, os resultados e os avanços ao campo do letramento acadêmico. O corpus de análise é composto por 12 artigos. Desse total, 7 pesquisas abordam a leitura na perspectiva das práticas e 5 trabalhos apresentam discussões teóricas e/ou metodológicas ancoradas em diferentes pressupostos. Os resultados mostram que um número significativo dos estudos permanece centrado nos problemas da formação leitora de anos pregressos e se orienta no conceito de competência leitora, enfatizando o desenvolvimento habilidades individuais do estudante, enquanto os estudos de abordagem discursiva, que têm seu foco na formação leitora para os gêneros específicos da comunidade verbal acadêmica, ainda são muito incipientes. Destaca-se a importância dos artigos analisados para o campo do letramento na universidade e aponta-se a necessidade de se avançar nas discussões sobre o tema, olhando para a leitura interdisciplinarmente e considerando-a em sua dimensão discursiva, envolta em relações culturais e socioideológicas, que são produtoras de identidades e modos de subjetivação nos acadêmicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-04-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16540 10.3895/rtr.v8n0.16540 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16540/9527 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/16540/2955 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Valdecir Ramos
Silva, Adriana Alves
Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
spellingShingle Santos, Valdecir Ramos
Silva, Adriana Alves
Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
author_sort Santos, Valdecir Ramos
title Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
title_short Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
title_full Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
title_fullStr Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
title_sort práticas de leitura na universidade: uma revisão sistemática
description Este artigo de revisão sistemática teve por objetivo conhecer os estudos realizados no campo da leitura, no ensino superior brasileiro, em um período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Investigaram-se a natureza dos estudos (teórica ou empírica), as perspectivas conceituais sobre leitura, os objetivos, os resultados e os avanços ao campo do letramento acadêmico. O corpus de análise é composto por 12 artigos. Desse total, 7 pesquisas abordam a leitura na perspectiva das práticas e 5 trabalhos apresentam discussões teóricas e/ou metodológicas ancoradas em diferentes pressupostos. Os resultados mostram que um número significativo dos estudos permanece centrado nos problemas da formação leitora de anos pregressos e se orienta no conceito de competência leitora, enfatizando o desenvolvimento habilidades individuais do estudante, enquanto os estudos de abordagem discursiva, que têm seu foco na formação leitora para os gêneros específicos da comunidade verbal acadêmica, ainda são muito incipientes. Destaca-se a importância dos artigos analisados para o campo do letramento na universidade e aponta-se a necessidade de se avançar nas discussões sobre o tema, olhando para a leitura interdisciplinarmente e considerando-a em sua dimensão discursiva, envolta em relações culturais e socioideológicas, que são produtoras de identidades e modos de subjetivação nos acadêmicos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16540
_version_ 1805452246415048704
score 10,814766