Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na...

ver descrição completa

Principais autores: Moreira, Ana Carolina da Silva, Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior.