Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na...

ver descrição completa

Principais autores: Moreira, Ana Carolina da Silva, Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16614
recordtype ojs
spelling peri-article-166142023-11-12T18:54:10Z Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) Moreira, Ana Carolina da Silva Brandalise, Mary Ângela Teixeira 7.08.04.04-4 Avaliação das Aprendizagens; Ciências Biológicas; Revisão Sistemática de Literatura. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614 10.3895/rtr.v8n0.16614 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614/9617 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moreira, Ana Carolina da Silva
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
spellingShingle Moreira, Ana Carolina da Silva
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
author_sort Moreira, Ana Carolina da Silva
title Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
title_short Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
title_full Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
title_fullStr Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
title_sort avaliação das aprendizagens em ciências biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
description Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614
_version_ 1805452355435495424
score 10,814766