Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019)
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na...
Principais autores: | Moreira, Ana Carolina da Silva, Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16614 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-166142023-11-12T18:54:10Z Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) Moreira, Ana Carolina da Silva Brandalise, Mary Ângela Teixeira 7.08.04.04-4 Avaliação das Aprendizagens; Ciências Biológicas; Revisão Sistemática de Literatura. Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614 10.3895/rtr.v8n0.16614 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614/9617 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moreira, Ana Carolina da Silva Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
spellingShingle |
Moreira, Ana Carolina da Silva Brandalise, Mary Ângela Teixeira Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
author_sort |
Moreira, Ana Carolina da Silva |
title |
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
title_short |
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
title_full |
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens em Ciências Biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
title_sort |
avaliação das aprendizagens em ciências biológicas: cenários das pesquisas brasileiras em teses e dissertações (2003-2019) |
description |
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura das produções científicas brasileiras na forma de teses e dissertações sobre Avaliação das Aprendizagens no Ensino de Ciências Biológicas e objetiva identificar como se configura a produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens na área de Ensino das Ciências Biológicas no Brasil, desenvolvidas no período de 2003 a 2019. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e foram selecionados vinte e uma produções, as quais foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva - ATD. A análise realizada permitiu constatar a escassa produção de teses e dissertações sobre o tema, sendo que nas que compuseram esta revisão de literatura predominaram aquelas cujos objetos de investigação foram a concepção e a formação de professores e estudantes em avaliação das aprendizagens, evidenciando por um lado, que há um intenção de que a avaliação seja realizada em perspectiva mais formativa e dialógica, por outro; que na prática a que prevalece é a tradicional, centrada em testes e provas. Esta constatação expõe algumas fragilidades em estudos sobre o tema, e permite apontar um campo vasto para estudos futuros que procurem aprofundar os fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, voltados à melhoria da docência, seja na Educação Básica ou na Educação Superior. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16614 |
_version_ |
1805452355435495424 |
score |
10,814766 |