Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências

Esta pesquisa é de cunho qualitativo e visa estabelecer um panorama acerca das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, e a suas potencialidades como uma possível alternativa à metodologia de ensino tradicional. O ensino de ciências é fortemente marcado pela racionalidade técnica...

ver descrição completa

Principais autores: Fedechem, Roberto Alexandre, Camargo, Sérgio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16724
recordtype ojs
spelling peri-article-167242023-08-08T18:20:49Z Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências Fedechem, Roberto Alexandre Camargo, Sérgio 7.08.04.00-1 - ensino-aprendizagem Educação crítica; Metodologias ativas; Ensino tradicional Esta pesquisa é de cunho qualitativo e visa estabelecer um panorama acerca das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, e a suas potencialidades como uma possível alternativa à metodologia de ensino tradicional. O ensino de ciências é fortemente marcado pela racionalidade técnica que esvazia o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a atitude de memorização de conceitos e equações descontextualizadas da realidade. As metodologias ativas podem ser uma alternativa a esta visão fragmentada da ciência que prejudica o ensinar e o aprender. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise crítica de implementações da metodologia de sala de aula invertida na área de ciências que podem ser entendidas como um contraponto ao modelo tradicional de ensino nas escolas. Assim, para investigar essa temática utilizou-se a metodologia da revisão integrativa da literatura para responder a seguinte questão: o que dizem as pesquisas publicadas no triênio 2020-2022 e indexadas nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo sobre o emprego da metodologia da sala de aula invertida no ensino de ciências? Foram analisados cinco artigos publicados em periódicos, em português, de acesso aberto, que tratam especificamente do tema. Os resultados apontam que a sala de aula invertida propõe um ensino personalizado, que os materiais disponibilizados são um ponto de partida para os estudantes buscarem novos conhecimentos, e que há uma otimização do tempo. Chega-se à conclusão de que a metodologia é uma alternativa viável ao ensino tradicional, desde que utilizada com objetivos e recursos pedagógicos bem construídos que promovam uma aprendizagem crítica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16724 10.3895/etr.v7n2.16724 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 705-719 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16724/9639 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Fedechem, Roberto Alexandre
Camargo, Sérgio
spellingShingle Fedechem, Roberto Alexandre
Camargo, Sérgio
Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
author_sort Fedechem, Roberto Alexandre
title Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
title_short Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
title_full Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
title_fullStr Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Um olhar para a sala de aula invertida no ensino de Ciências
title_sort um olhar para a sala de aula invertida no ensino de ciências
description Esta pesquisa é de cunho qualitativo e visa estabelecer um panorama acerca das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, e a suas potencialidades como uma possível alternativa à metodologia de ensino tradicional. O ensino de ciências é fortemente marcado pela racionalidade técnica que esvazia o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a atitude de memorização de conceitos e equações descontextualizadas da realidade. As metodologias ativas podem ser uma alternativa a esta visão fragmentada da ciência que prejudica o ensinar e o aprender. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise crítica de implementações da metodologia de sala de aula invertida na área de ciências que podem ser entendidas como um contraponto ao modelo tradicional de ensino nas escolas. Assim, para investigar essa temática utilizou-se a metodologia da revisão integrativa da literatura para responder a seguinte questão: o que dizem as pesquisas publicadas no triênio 2020-2022 e indexadas nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo sobre o emprego da metodologia da sala de aula invertida no ensino de ciências? Foram analisados cinco artigos publicados em periódicos, em português, de acesso aberto, que tratam especificamente do tema. Os resultados apontam que a sala de aula invertida propõe um ensino personalizado, que os materiais disponibilizados são um ponto de partida para os estudantes buscarem novos conhecimentos, e que há uma otimização do tempo. Chega-se à conclusão de que a metodologia é uma alternativa viável ao ensino tradicional, desde que utilizada com objetivos e recursos pedagógicos bem construídos que promovam uma aprendizagem crítica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16724
_version_ 1805452652083937280
score 10,814766