Estilo Motivacional de Professores: análise de interações durante a implementação de uma atividade didática investigativa
O estudo da motivação humana tem como premissa a influência dos aspectos ambientais na satisfação das necessidades do indivíduo, podendo promover o desenvolvimento cognitivo e emoções saudáveis. Neste sentido, o estilo motivacional do professor é uma orientação de personalidade influenciada por fato...
Principais autores: | Bojarski, Ana Maria, Lawall, Ivani Teresinha, Clement, Luiz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16762 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O estudo da motivação humana tem como premissa a influência dos aspectos ambientais na satisfação das necessidades do indivíduo, podendo promover o desenvolvimento cognitivo e emoções saudáveis. Neste sentido, o estilo motivacional do professor é uma orientação de personalidade influenciada por fatores externos. Esse construto pode ser representado por um continuum que varia entre Altamente Controlador, Moderado Controlador, Moderado Promotor de Autonomia e Altamente Promotor de Autonomia. Baseando-se nessa teoria, o objetivo deste trabalho é identificar se o estilo motivacional do professor se mantém durante a sua atuação profissional, mediante a implementação de atividades didáticas investigativas. Para as análises de interações em sala de aula, dentre todos os professores que responderam o instrumento, dois foram selecionados, um caracterizado como promotor de autonomia e outro como controlador. As discussões deste artigo se concentram na avaliação das interações professor-alunos e possuem análises qualitativas sobre as observações. Os resultados apontam que as diferenças foram constatadas ao comparar as respostas destes professores ao instrumento de autodeclaração sobre estilo motivacional com as observações diretas em sala de aula. Em geral, o professor caracterizado como controlador na autodeclaração demonstrou ações de controle com mais intensidade, enquanto o professor caracterizado como promotor de autonomia correspondeu de forma satisfatória a esse estilo. |
---|