Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estud...
Principais autores: | Almeida, José Carlos de, Turke, Nathália Hernandes, Uliana, Márcia Rosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16763 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167632023-05-29T18:42:22Z Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) Almeida, José Carlos de Turke, Nathália Hernandes Uliana, Márcia Rosa 7.08.00.00-6 Educação Transtorno do Espectro Autista; Educação Matemática; Métodos de pesquisa Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Utilizando-se como plataformas de busca a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira, foram inventariadas 27 pesquisas, sendo 03 teses e 24 dissertações. A partir da leitura de seus aspectos metodológicos, os estudos foram divididos em 04 categorias: (C1): Pesquisa Bibliográfica; (C2): Estudo de Caso; (C3): Pesquisa Participante (Pesquisa-Ação); (C4): Pesquisa Exploratória. Não emergiram subcategorias. Percebeu-se que, para o desenvolvimento das 27 pesquisas inventariadas, 24 utilizaram a abordagem qualitativa e 03 a abordagem mista. No que tange ao tipo de pesquisa, 05 foram bibliográficas, 15 estudos de caso, 05 pesquisas-ação e 02 exploratórias. Foi possível concluir que os pesquisadores se preocuparam em conhecer a realidade do processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, realizando levantamentos bibliográficos e exploratórios a partir de outros estudos na área, bem como adentraram, exploraram e analisaram o campo investigado, realizando estudos de caso e pesquisas-ação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES e CnPq 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763 10.3895/etr.v7n1.16763 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 109-124 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763/9565 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Almeida, José Carlos de Turke, Nathália Hernandes Uliana, Márcia Rosa |
spellingShingle |
Almeida, José Carlos de Turke, Nathália Hernandes Uliana, Márcia Rosa Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
author_sort |
Almeida, José Carlos de |
title |
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
title_short |
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
title_full |
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
title_fullStr |
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
title_full_unstemmed |
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) |
title_sort |
descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com tea (2000-2020) |
description |
Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Utilizando-se como plataformas de busca a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira, foram inventariadas 27 pesquisas, sendo 03 teses e 24 dissertações. A partir da leitura de seus aspectos metodológicos, os estudos foram divididos em 04 categorias: (C1): Pesquisa Bibliográfica; (C2): Estudo de Caso; (C3): Pesquisa Participante (Pesquisa-Ação); (C4): Pesquisa Exploratória. Não emergiram subcategorias. Percebeu-se que, para o desenvolvimento das 27 pesquisas inventariadas, 24 utilizaram a abordagem qualitativa e 03 a abordagem mista. No que tange ao tipo de pesquisa, 05 foram bibliográficas, 15 estudos de caso, 05 pesquisas-ação e 02 exploratórias. Foi possível concluir que os pesquisadores se preocuparam em conhecer a realidade do processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, realizando levantamentos bibliográficos e exploratórios a partir de outros estudos na área, bem como adentraram, exploraram e analisaram o campo investigado, realizando estudos de caso e pesquisas-ação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763 |
_version_ |
1805451635788349440 |
score |
10,814766 |