Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)

Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estud...

ver descrição completa

Principais autores: Almeida, José Carlos de, Turke, Nathália Hernandes, Uliana, Márcia Rosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16763
recordtype ojs
spelling peri-article-167632023-05-29T18:42:22Z Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020) Almeida, José Carlos de Turke, Nathália Hernandes Uliana, Márcia Rosa 7.08.00.00-6 Educação Transtorno do Espectro Autista; Educação Matemática; Métodos de pesquisa Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Utilizando-se como plataformas de busca a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira, foram inventariadas 27 pesquisas, sendo 03 teses e 24 dissertações. A partir da leitura de seus aspectos metodológicos, os estudos foram divididos em 04 categorias: (C1): Pesquisa Bibliográfica; (C2): Estudo de Caso; (C3): Pesquisa Participante (Pesquisa-Ação); (C4): Pesquisa Exploratória. Não emergiram subcategorias. Percebeu-se que, para o desenvolvimento das 27 pesquisas inventariadas, 24 utilizaram a abordagem qualitativa e 03 a abordagem mista. No que tange ao tipo de pesquisa, 05 foram bibliográficas, 15 estudos de caso, 05 pesquisas-ação e 02 exploratórias. Foi possível concluir que os pesquisadores se preocuparam em conhecer a realidade do processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, realizando levantamentos bibliográficos e exploratórios a partir de outros estudos na área, bem como adentraram, exploraram e analisaram o campo investigado, realizando estudos de caso e pesquisas-ação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES e CnPq 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763 10.3895/etr.v7n1.16763 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 109-124 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763/9565 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Almeida, José Carlos de
Turke, Nathália Hernandes
Uliana, Márcia Rosa
spellingShingle Almeida, José Carlos de
Turke, Nathália Hernandes
Uliana, Márcia Rosa
Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
author_sort Almeida, José Carlos de
title Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
title_short Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
title_full Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
title_fullStr Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
title_full_unstemmed Descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA (2000-2020)
title_sort descrição e análise dos aspectos metodológicos utilizados em teses e dissertações que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com tea (2000-2020)
description Esta pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e teve como objetivo verificar os aspectos metodológicos adotados em teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2020, que estudaram o processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Utilizando-se como plataformas de busca a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira, foram inventariadas 27 pesquisas, sendo 03 teses e 24 dissertações. A partir da leitura de seus aspectos metodológicos, os estudos foram divididos em 04 categorias: (C1): Pesquisa Bibliográfica; (C2): Estudo de Caso; (C3): Pesquisa Participante (Pesquisa-Ação); (C4): Pesquisa Exploratória. Não emergiram subcategorias. Percebeu-se que, para o desenvolvimento das 27 pesquisas inventariadas, 24 utilizaram a abordagem qualitativa e 03 a abordagem mista. No que tange ao tipo de pesquisa, 05 foram bibliográficas, 15 estudos de caso, 05 pesquisas-ação e 02 exploratórias. Foi possível concluir que os pesquisadores se preocuparam em conhecer a realidade do processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA, realizando levantamentos bibliográficos e exploratórios a partir de outros estudos na área, bem como adentraram, exploraram e analisaram o campo investigado, realizando estudos de caso e pesquisas-ação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16763
_version_ 1805451635788349440
score 10,814766