Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú

Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras for...

ver descrição completa

Principais autores: Levandowski, Agnes, Gomes, Francisco Halyson Ferreira, Camargo, Sérgio, Zimer, Tânia Teresinha Bruns
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola.