Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras for...
Principais autores: | Levandowski, Agnes, Gomes, Francisco Halyson Ferreira, Camargo, Sérgio, Zimer, Tânia Teresinha Bruns |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16782 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167822023-08-08T18:20:49Z Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú Levandowski, Agnes Gomes, Francisco Halyson Ferreira Camargo, Sérgio Zimer, Tânia Teresinha Bruns Multidisciplinar. Ensino de Ciências professor iniciante; desenvolvimento profissional; ensino de Química Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782 10.3895/etr.v7n2.16782 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 491-505 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782/9621 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Levandowski, Agnes Gomes, Francisco Halyson Ferreira Camargo, Sérgio Zimer, Tânia Teresinha Bruns |
spellingShingle |
Levandowski, Agnes Gomes, Francisco Halyson Ferreira Camargo, Sérgio Zimer, Tânia Teresinha Bruns Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
author_sort |
Levandowski, Agnes |
title |
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
title_short |
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
title_full |
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
title_fullStr |
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
title_full_unstemmed |
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú |
title_sort |
entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do pibid do curso de licenciatura em química do ifce campus maracanaú |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782 |
_version_ |
1805452652589350912 |
score |
10,814766 |