Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú

Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras for...

ver descrição completa

Principais autores: Levandowski, Agnes, Gomes, Francisco Halyson Ferreira, Camargo, Sérgio, Zimer, Tânia Teresinha Bruns
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16782
recordtype ojs
spelling peri-article-167822023-08-08T18:20:49Z Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú Levandowski, Agnes Gomes, Francisco Halyson Ferreira Camargo, Sérgio Zimer, Tânia Teresinha Bruns Multidisciplinar. Ensino de Ciências professor iniciante; desenvolvimento profissional; ensino de Química Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782 10.3895/etr.v7n2.16782 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 491-505 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782/9621 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Levandowski, Agnes
Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Camargo, Sérgio
Zimer, Tânia Teresinha Bruns
spellingShingle Levandowski, Agnes
Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Camargo, Sérgio
Zimer, Tânia Teresinha Bruns
Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
author_sort Levandowski, Agnes
title Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
title_short Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
title_full Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
title_fullStr Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
title_full_unstemmed Entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do PIBID do curso de licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú
title_sort entre o ensinar e o aprender: examinando a formação de professores que participaram do pibid do curso de licenciatura em química do ifce campus maracanaú
description Este artigo tem como objetivo relatar como o PIBID contribuiu para a formação de duas professoras de Química, verificando a importância da participação das mesmas e avaliando quais foram as experiências vividas. Para isso este trabalho se valeu da pesquisa narrativa. As histórias das professoras foram narradas utilizando-se um questionário aplicado de modo remoto. A análise teve como fundamentos autores como Nóvoa (2013), Connelly & Clandinin (1990), Shulman (1986), Garcia (1999) e Goodson (2013). A leitura das narrativas mostra que o PIBID contribuiu na formação das professoras como um elemento de inserção na vida escolar, como causa de reflexão sobre o fazer docente e fonte de conhecimentos, principalmente pedagógicos, bem como no fato de estreitar relações entre universidade - escola.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16782
_version_ 1805452652589350912
score 10,814766