O protagonismo juvenil como ferramenta pedagógica. Um estudo na escola CEPI Osório Raimundo de Lima em Iporá-GO
O artigo analisa a metodologia pedagógica chamada Protagonismo Juvenil (PJ), integrante das práticas pedagógicas das escolas de Tempo Integral do estado de Goiás, a partir dos dados de uma pesquisa, realizada no período de agosto a setembro de 2022, com agentes escolares (professores, coordenadores,...
Principais autores: | de Ávila Silva Ribeiro, Alessandra Daielle, Coutinho Gonzalez, Wania Regina |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16815 |
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Resumo: |
O artigo analisa a metodologia pedagógica chamada Protagonismo Juvenil (PJ), integrante das práticas pedagógicas das escolas de Tempo Integral do estado de Goiás, a partir dos dados de uma pesquisa, realizada no período de agosto a setembro de 2022, com agentes escolares (professores, coordenadores, gestora e administrativos). O texto aborda a adoção do PJ na escola de Período Integral Osório Raimundo de Lima da cidade de Iporá – GO mediante dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, consolidando a opinião destes agentes educacionais sobre sua prática pedagógica e como elas influenciam os estudantes. O quadro teórico da pesquisa é composto por Stephen Ball, Antônio Carlos Gomes, Luiz Dourado e José Carlos Libâneo entre outros. A análise das entrevistas, efetuada a partir dos critérios de repetição e relevância das respostas – análise do conteúdo temático- revelaram que a maioria dos integrantes da comunidade escolar possui uma ideia superficial sobre a aplicação da metodologia do Protagonismo Juvenil. Outro aspecto relevante refere-se a dificuldade encontrada pelos professores, vinda da necessidade de planejar aulas mais atrativas, com metodologias ativas, já que a instituição posiciona o estudante na centralidade do processo educativo indicando a necessidade de um olhar mais atento em relação à formação docente. No que tange aos aspectos positivos destacam-se: melhorias nos resultados de aprendizagem, bem como um maior engajamento juvenil nas atividades escolares, resultando em uma participação mais democrática. |
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