O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil

A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a pri...

ver descrição completa

Principais autores: Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato, Camargo, Sérgio, Zimer, Tania Teresinha Bruns
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto.