O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a pri...
Principais autores: | Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato, Camargo, Sérgio, Zimer, Tania Teresinha Bruns |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16821 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-168212024-01-05T19:16:54Z O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato Camargo, Sérgio Zimer, Tania Teresinha Bruns ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Pedagogia; Representação do Conteúdo; CoRe; Professores Multidisciplinares A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821 10.3895/etr.v7n3.16821 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 879-893 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821/9823 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato Camargo, Sérgio Zimer, Tania Teresinha Bruns |
spellingShingle |
Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato Camargo, Sérgio Zimer, Tania Teresinha Bruns O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
author_sort |
Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato |
title |
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
title_short |
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
title_full |
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
title_fullStr |
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil |
title_sort |
o processo de validação de um instrumento para identificar indícios do pck de ciências naturais para atuação na educação infantil |
description |
A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821 |
_version_ |
1805535903308840960 |
score |
10,814766 |