O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil

A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a pri...

ver descrição completa

Principais autores: Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato, Camargo, Sérgio, Zimer, Tania Teresinha Bruns
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16821
recordtype ojs
spelling peri-article-168212024-01-05T19:16:54Z O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato Camargo, Sérgio Zimer, Tania Teresinha Bruns ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Pedagogia; Representação do Conteúdo; CoRe; Professores Multidisciplinares A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821 10.3895/etr.v7n3.16821 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 879-893 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821/9823 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato
Camargo, Sérgio
Zimer, Tania Teresinha Bruns
spellingShingle Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato
Camargo, Sérgio
Zimer, Tania Teresinha Bruns
O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
author_sort Quidigno, Raquel de Abreu Fochesato
title O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
title_short O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
title_full O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
title_fullStr O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
title_full_unstemmed O processo de validação de um instrumento para identificar indícios do PCK de Ciências Naturais para atuação na Educação Infantil
title_sort o processo de validação de um instrumento para identificar indícios do pck de ciências naturais para atuação na educação infantil
description A presente investigação teve como objetivo validar um questionário que auxilie na investigação de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais de professores multidisciplinares para o contexto da Educação Infantil. Para tal, foi elaborado um questionário em três etapas: a primeira foi a identificação do participante, a segunda está relacionada ao CoRe (Representação do Conteúdo) e a terceira contendo perguntas complementares visando observar mais indícios do desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais e as possíveis contribuições da formação inicial nesse contexto. O questionário foi validado com professores formados em Licenciatura em Pedagogia e/ou atuantes na Educação Infantil membros do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com o processo de validação foi possível observar indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Ciências Naturais para o trabalho na Educação Infantil. Verificou-se, assim, a pertinência, as possibilidades e os limites das questões, permitindo validar o instrumento proposto.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16821
_version_ 1805535903308840960
score 10,814766