Aceitabilidade de pibidianos de Ciências Biológicas acerca do software BioMais (versão 2.0) como instrumento educativo
O ensino e a aprendizagem das Ciências têm se mostrado significativos e efetivos por meio de práticas educativas que privilegiem o aluno como um ser ativo e construtor de seus conhecimentos, sobretudo aliados a estratégias que tornam a aprendizagem lúdica, prazerosa e imersiva, tais como a gamificaç...
Principais autores: | Oliveira, Caroline Oenning, Oliveira, André Luís |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16836 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O ensino e a aprendizagem das Ciências têm se mostrado significativos e efetivos por meio de práticas educativas que privilegiem o aluno como um ser ativo e construtor de seus conhecimentos, sobretudo aliados a estratégias que tornam a aprendizagem lúdica, prazerosa e imersiva, tais como a gamificação. O software BioMais (versão 2.0), elaborado e investigado no contexto de tese de doutorado da autora, consiste em uma proposta que vai ao encontro de tais aspectos. Sob este enfoque, torna-se importante e necessária a investigação da temática no contexto de ensino, aprendizagem e formação de professores. O objetivo deste estudo visou analisar a aceitabilidade do software BioMais (versão 2.0) por graduandos pibidianos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado do Paraná. A constituição dos dados se efetivou por meio de questionário online com questões de múltipla escolha, analisados sob os métodos da Análise de Conteúdo. As categorias estiveram relacionadas com as temáticas e as unidades de registro com as atribuições de significado e juízo de valor em escala Likert para as temáticas, ambas definidas a priori. Como resultado, obtivemos onze categorias de análise, dentre as quais a média resultou em cerca de 95% de aceitabilidade satisfatória para o software e 5% de aceitabilidade regular, com ausência de aceitabilidade negativa. Dessa forma, concluímos que o BioMais (versão 2.0) pode constituir-se de um instrumento facilitador e catalisador do processo de ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana, se empregado de forma adequada e considerando as especificidades da Educação. |
---|