A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC po...
Principais autores: | Schultz, Adriane Kis, Bonotto, Danusa de Lara |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16906 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-169062024-08-28T16:04:21Z A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul Schultz, Adriane Kis Bonotto, Danusa de Lara Educação Qualificação profissional; prática pedagógica; reflexão; saberes docentes. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906 10.3895/etr.v8n1.16906 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 1-17 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906/10110 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16906/3093 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schultz, Adriane Kis Bonotto, Danusa de Lara |
spellingShingle |
Schultz, Adriane Kis Bonotto, Danusa de Lara A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
author_sort |
Schultz, Adriane Kis |
title |
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
title_short |
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
title_full |
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul |
title_sort |
formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do rio grande do sul |
description |
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906 |
_version_ |
1808706174935105536 |
score |
10,814766 |