A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC po...

ver descrição completa

Principais autores: Schultz, Adriane Kis, Bonotto, Danusa de Lara
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16906
recordtype ojs
spelling peri-article-169062024-08-28T16:04:21Z A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul Schultz, Adriane Kis Bonotto, Danusa de Lara Educação Qualificação profissional; prática pedagógica; reflexão; saberes docentes. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906 10.3895/etr.v8n1.16906 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 1-17 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906/10110 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16906/3093 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schultz, Adriane Kis
Bonotto, Danusa de Lara
spellingShingle Schultz, Adriane Kis
Bonotto, Danusa de Lara
A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
author_sort Schultz, Adriane Kis
title A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
title_short A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
title_full A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
title_fullStr A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
title_sort formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do rio grande do sul
description Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906
_version_ 1808706174935105536
score 10,814766