A interiorização do ensino federal superior na Amazônia: os impactos da UNIFESSPA no sudeste do Pará
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o REUNI fomentaram sistemático avanço na chave de programas sociais para inclusão social e empoderamento da população no interior e faixa de fronteira do Brasil. O objetivo do artigo é averiguar se houve mudança do perfil dos discentes no ensino superio...
Principais autores: | Gumiero, Rafael Gonçalves, Lopes, Ana Maria Tigre |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16924 |
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peri-article-169242024-05-01T13:30:03Z A interiorização do ensino federal superior na Amazônia: os impactos da UNIFESSPA no sudeste do Pará Gumiero, Rafael Gonçalves Lopes, Ana Maria Tigre planejamento urbano e regional REUNI; UNIFESSPA; Sudeste do Pará; empoderamento; capacitação O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o REUNI fomentaram sistemático avanço na chave de programas sociais para inclusão social e empoderamento da população no interior e faixa de fronteira do Brasil. O objetivo do artigo é averiguar se houve mudança do perfil dos discentes no ensino superior federal, com a inserção de discentes de baixa renda e de etnia afrodescentes, indígenas e quilombolas, por intermédio da implantação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia, em 2013 a 2018. A metodologia aplicada foi análise de dados secundários, disponibilizados no Atlas Brasil, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN) da UNIFESSPA. O balanço da análise apresentou a inserção de população de baixa renda e o aumento do ingresso de pardos e negros, que passou a constituir maioria no corpo discente da UNIFESSPA. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-05-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16924 10.3895/rbpd.v12n2.16924 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 12, n. 2 (2023); 587-612 2317-2363 10.3895/rbpd.v12n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/16924/9603 Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o REUNI fomentaram sistemático avanço na chave de programas sociais para inclusão social e empoderamento da população no interior e faixa de fronteira do Brasil. O objetivo do artigo é averiguar se houve mudança do perfil dos discentes no ensino superior federal, com a inserção de discentes de baixa renda e de etnia afrodescentes, indígenas e quilombolas, por intermédio da implantação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia, em 2013 a 2018. A metodologia aplicada foi análise de dados secundários, disponibilizados no Atlas Brasil, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN) da UNIFESSPA. O balanço da análise apresentou a inserção de população de baixa renda e o aumento do ingresso de pardos e negros, que passou a constituir maioria no corpo discente da UNIFESSPA. |
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