Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melh...
Principais autores: | de Freitas Filho, João Rufino, de Melo, Rinnely Cecília Lins, de Freitas, Juliano Carlo Rufino, Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva, de Freitas, Jucleiton José Rufino |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1700 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-17002015-05-14T19:32:06Z Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 10.3895/rbect.v8n1.1700 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino |
spellingShingle |
de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
author_sort |
de Freitas Filho, João Rufino |
title |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_short |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_full |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_fullStr |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_full_unstemmed |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_sort |
brincoquímica: uma ferramenta lúdico-pedagógica para o ensino de química orgânica |
description |
O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 |
_version_ |
1805291884509134848 |
score |
10,814766 |