Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica

O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melh...

ver descrição completa

Principais autores: de Freitas Filho, João Rufino, de Melo, Rinnely Cecília Lins, de Freitas, Juliano Carlo Rufino, Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva, de Freitas, Jucleiton José Rufino
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1700
recordtype ojs
spelling peri-article-17002015-05-14T19:32:06Z Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 10.3895/rbect.v8n1.1700 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Freitas Filho, João Rufino
de Melo, Rinnely Cecília Lins
de Freitas, Juliano Carlo Rufino
Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva
de Freitas, Jucleiton José Rufino
spellingShingle de Freitas Filho, João Rufino
de Melo, Rinnely Cecília Lins
de Freitas, Juliano Carlo Rufino
Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva
de Freitas, Jucleiton José Rufino
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
author_sort de Freitas Filho, João Rufino
title Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_short Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_full Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_fullStr Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_full_unstemmed Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_sort brincoquímica: uma ferramenta lúdico-pedagógica para o ensino de química orgânica
description O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700
_version_ 1805291884509134848
score 10,814766