Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia

A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do douto...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Ellen Moreira, Alves, João Amadeus Pereira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17011
recordtype ojs
spelling peri-article-170112024-08-01T23:59:42Z Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia Costa, Ellen Moreira Alves, João Amadeus Pereira Ensino de Ciências Divulgação Científica; Estratégia Didática; Museus; Análise Textual Discursiva A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do doutoramento em curso da primeira autora deste manuscrito, fundamentando-se na relevância intrínseca da pesquisa e divulgação científica. A abordagem metodológica empregada neste trabalho é qualitativa e participante, envolvendo dez estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Paraná. A pesquisa foi conduzida por meio de uma plataforma de reunião online no ano de 2020, durante a disseminação global da pandemia de COVID-19. As atividades foram concebidas em colaboração com o Centro Paleontológico e Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em Mafra, Santa Catarina, Brasil. O enfoque educacional foi estruturado com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O objetivo principal consistiu em explorar diversos aspectos da pesquisa científica paleontológica, desde sua realização prática até a importância da divulgação desses conhecimentos para a preservação do acervo permanente de um museu. Ao abranger os laboratórios, o acervo e a área expositiva do museu, o estudo utilizou gravações de áudio e vídeo das aulas para a coleta de dados, empregando-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam contribuições significativas na aprendizagem do conteúdo abordado, bem como o estímulo a discussões produtivas sobre a prática de divulgação científica, conectando o conhecimento científico a questões sociais, tecnológicas e ambientais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011 10.3895/rbect.v17n2.17011 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17011/3130 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Costa, Ellen Moreira
Alves, João Amadeus Pereira
spellingShingle Costa, Ellen Moreira
Alves, João Amadeus Pereira
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
author_sort Costa, Ellen Moreira
title Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
title_short Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
title_full Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
title_fullStr Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
title_full_unstemmed Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
title_sort contribuições para o ensino de ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
description A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do doutoramento em curso da primeira autora deste manuscrito, fundamentando-se na relevância intrínseca da pesquisa e divulgação científica. A abordagem metodológica empregada neste trabalho é qualitativa e participante, envolvendo dez estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Paraná. A pesquisa foi conduzida por meio de uma plataforma de reunião online no ano de 2020, durante a disseminação global da pandemia de COVID-19. As atividades foram concebidas em colaboração com o Centro Paleontológico e Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em Mafra, Santa Catarina, Brasil. O enfoque educacional foi estruturado com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O objetivo principal consistiu em explorar diversos aspectos da pesquisa científica paleontológica, desde sua realização prática até a importância da divulgação desses conhecimentos para a preservação do acervo permanente de um museu. Ao abranger os laboratórios, o acervo e a área expositiva do museu, o estudo utilizou gravações de áudio e vídeo das aulas para a coleta de dados, empregando-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam contribuições significativas na aprendizagem do conteúdo abordado, bem como o estímulo a discussões produtivas sobre a prática de divulgação científica, conectando o conhecimento científico a questões sociais, tecnológicas e ambientais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011
_version_ 1806350744407769088
score 10,814766