Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia
A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do douto...
Principais autores: | Costa, Ellen Moreira, Alves, João Amadeus Pereira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17011 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-170112024-08-01T23:59:42Z Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia Costa, Ellen Moreira Alves, João Amadeus Pereira Ensino de Ciências Divulgação Científica; Estratégia Didática; Museus; Análise Textual Discursiva A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do doutoramento em curso da primeira autora deste manuscrito, fundamentando-se na relevância intrínseca da pesquisa e divulgação científica. A abordagem metodológica empregada neste trabalho é qualitativa e participante, envolvendo dez estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Paraná. A pesquisa foi conduzida por meio de uma plataforma de reunião online no ano de 2020, durante a disseminação global da pandemia de COVID-19. As atividades foram concebidas em colaboração com o Centro Paleontológico e Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em Mafra, Santa Catarina, Brasil. O enfoque educacional foi estruturado com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O objetivo principal consistiu em explorar diversos aspectos da pesquisa científica paleontológica, desde sua realização prática até a importância da divulgação desses conhecimentos para a preservação do acervo permanente de um museu. Ao abranger os laboratórios, o acervo e a área expositiva do museu, o estudo utilizou gravações de áudio e vídeo das aulas para a coleta de dados, empregando-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam contribuições significativas na aprendizagem do conteúdo abordado, bem como o estímulo a discussões produtivas sobre a prática de divulgação científica, conectando o conhecimento científico a questões sociais, tecnológicas e ambientais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011 10.3895/rbect.v17n2.17011 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17011/3130 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Costa, Ellen Moreira Alves, João Amadeus Pereira |
spellingShingle |
Costa, Ellen Moreira Alves, João Amadeus Pereira Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
author_sort |
Costa, Ellen Moreira |
title |
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
title_short |
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
title_full |
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
title_fullStr |
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
title_full_unstemmed |
Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
title_sort |
contribuições para o ensino de ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia |
description |
A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do doutoramento em curso da primeira autora deste manuscrito, fundamentando-se na relevância intrínseca da pesquisa e divulgação científica. A abordagem metodológica empregada neste trabalho é qualitativa e participante, envolvendo dez estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Paraná. A pesquisa foi conduzida por meio de uma plataforma de reunião online no ano de 2020, durante a disseminação global da pandemia de COVID-19. As atividades foram concebidas em colaboração com o Centro Paleontológico e Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em Mafra, Santa Catarina, Brasil. O enfoque educacional foi estruturado com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O objetivo principal consistiu em explorar diversos aspectos da pesquisa científica paleontológica, desde sua realização prática até a importância da divulgação desses conhecimentos para a preservação do acervo permanente de um museu. Ao abranger os laboratórios, o acervo e a área expositiva do museu, o estudo utilizou gravações de áudio e vídeo das aulas para a coleta de dados, empregando-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam contribuições significativas na aprendizagem do conteúdo abordado, bem como o estímulo a discussões produtivas sobre a prática de divulgação científica, conectando o conhecimento científico a questões sociais, tecnológicas e ambientais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17011 |
_version_ |
1806350744407769088 |
score |
10,814766 |