Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguint...
Principais autores: | Chaves, Hamilton Viana, Maia Filho, Osterne Nonato, Emerenciano de Melo, Armando Sérgio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade. |
---|