Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao...
Principais autores: | Araujo, Robson de Paula, Menin, Olavo Henrique, Dias, André Luís |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. |
---|