Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao...
Principais autores: | Araujo, Robson de Paula, Menin, Olavo Henrique, Dias, André Luís |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17159 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-171592024-03-09T18:58:28Z Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís 7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 10.3895/rbect.v%vn%i.17159 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís |
spellingShingle |
Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
author_sort |
Araujo, Robson de Paula |
title |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_short |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
iniciação científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da educação profissional e tecnológica |
description |
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 |
_version_ |
1805535436545720320 |
score |
10,814766 |