Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao...

ver descrição completa

Principais autores: Araujo, Robson de Paula, Menin, Olavo Henrique, Dias, André Luís
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17159
recordtype ojs
spelling peri-article-171592024-03-09T18:58:28Z Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís 7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 10.3895/rbect.v%vn%i.17159 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Araujo, Robson de Paula
Menin, Olavo Henrique
Dias, André Luís
spellingShingle Araujo, Robson de Paula
Menin, Olavo Henrique
Dias, André Luís
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
author_sort Araujo, Robson de Paula
title Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_short Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_sort iniciação científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da educação profissional e tecnológica
description A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159
_version_ 1805535436545720320
score 10,814766