O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19

A Educação Ambiental tem um papel fundamental para a formação do pensamento crítico dos estudantes, reelaborando novos conhecimentos na prática individual e coletiva, bem como para a construção integrada do currículo como focos nos saberes sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo desta p...

ver descrição completa

Principais autores: Alencar, Cláudio, Ramos, Paulo Roberto, Oliveira, Mauricio Vitor Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17160
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17160
recordtype ojs
spelling peri-article-171602023-12-19T16:30:40Z O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19 Alencar, Cláudio Ramos, Paulo Roberto Oliveira, Mauricio Vitor Souza Educação Ambiental Metodologias Ativas; EJA; Ferramentas Digitais; Araripina (PE). A Educação Ambiental tem um papel fundamental para a formação do pensamento crítico dos estudantes, reelaborando novos conhecimentos na prática individual e coletiva, bem como para a construção integrada do currículo como focos nos saberes sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar como as mudanças educacionais implementadas durante a pandemia impactaram o ensino da Educação Ambiental no EJA em Araripina (PE), sob a ótica dos professores. O estudo proposto é enquadrado como uma investigação quali-quantitativa, de abordagem teórico-empírica, considerando o ambiente escolar como fonte direta para coleta de dados. A população deste estudo foi constituída por 15 professores do EJA das escolas da cidade de Araripina (PE), sendo 02 escolas públicas estaduais e 01 escola privada. Para coleta de dados foram realizados entrevistas estruturadas e aplicação dos questionários através do método de levantamento, utilizando formulário eletrônico “Google Forms”. O processo para a construção e tratamento dos dados, examinando a interação entre as respostas e os atores envolvidos, buscando entender a natureza do fenômeno abordado. Os resultados mostram que vêm acontecendo grandes mudanças educacionais dentro das turmas da EJA, utilizando as metodologias ativas agregado com as ferramentas digitais na disseminação no ensino da Educação Ambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do Vale do São Francisco 2023-12-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17160 10.3895/rtr.v9n0.17160 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17160/9849 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/17160/3198 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Alencar, Cláudio
Ramos, Paulo Roberto
Oliveira, Mauricio Vitor Souza
spellingShingle Alencar, Cláudio
Ramos, Paulo Roberto
Oliveira, Mauricio Vitor Souza
O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
author_sort Alencar, Cláudio
title O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
title_short O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
title_full O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
title_fullStr O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
title_full_unstemmed O impacto das mudanças educacionais na Educação Ambiental da EJA em Araripina (PE) pós-Covid 19
title_sort o impacto das mudanças educacionais na educação ambiental da eja em araripina (pe) pós-covid 19
description A Educação Ambiental tem um papel fundamental para a formação do pensamento crítico dos estudantes, reelaborando novos conhecimentos na prática individual e coletiva, bem como para a construção integrada do currículo como focos nos saberes sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar como as mudanças educacionais implementadas durante a pandemia impactaram o ensino da Educação Ambiental no EJA em Araripina (PE), sob a ótica dos professores. O estudo proposto é enquadrado como uma investigação quali-quantitativa, de abordagem teórico-empírica, considerando o ambiente escolar como fonte direta para coleta de dados. A população deste estudo foi constituída por 15 professores do EJA das escolas da cidade de Araripina (PE), sendo 02 escolas públicas estaduais e 01 escola privada. Para coleta de dados foram realizados entrevistas estruturadas e aplicação dos questionários através do método de levantamento, utilizando formulário eletrônico “Google Forms”. O processo para a construção e tratamento dos dados, examinando a interação entre as respostas e os atores envolvidos, buscando entender a natureza do fenômeno abordado. Os resultados mostram que vêm acontecendo grandes mudanças educacionais dentro das turmas da EJA, utilizando as metodologias ativas agregado com as ferramentas digitais na disseminação no ensino da Educação Ambiental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17160
_version_ 1805452265876619264
score 10,814766