Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil
O presente texto se dedica a analisar a presença e alguns dos efeitos da performatividade, no contexto da construção de uma escola gerencial, na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil. Com base na abordagem metodológica macro-global e micro-local da sociologia da educação, são aclara...
Autor principal: | Scherer, Susana Schneid |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17201 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17201 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-172012023-12-19T16:30:40Z Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil Scherer, Susana Schneid educação política educacional; formação e trabalho docente; gerencialismo e performatividade. O presente texto se dedica a analisar a presença e alguns dos efeitos da performatividade, no contexto da construção de uma escola gerencial, na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil. Com base na abordagem metodológica macro-global e micro-local da sociologia da educação, são aclaradas as vinculações entre as atuais estratégias neoliberais e a gestão gerencial e a performatividade. Os estudos apontam que o gerencialismo e a performatividade se manifestam por políticas que visam infiltrar a lógica de mercado no setor público, através do foco em desempenhos. Os resultados da pesquisa sobre o Brasil indicam a construção de uma escola gerencial e de expressões da performatividade em propostas a partir dos anos 90, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seu aperfeiçoamento e desdobramentos na BNCC e propostas como a BNC Docente, Prova Nacional Docente, nova Política Nacional de Formação inicial e continuada de professores para a educação básica, Exame Nacional do Magistério na educação básica (ENAMEB). Dessa forma, analisa-se a que a construção de uma escola gerencial se dá no país para inclinar a educação ao mercado, para o qual a performatividade tem papel chave para orientar a formação e o trabalho docente, deslegitimando o caráter social da educação, da escola e do professor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-12-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17201 10.3895/rtr.v9n0.17201 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17201/9851 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Scherer, Susana Schneid |
spellingShingle |
Scherer, Susana Schneid Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
author_sort |
Scherer, Susana Schneid |
title |
Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
title_short |
Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
title_full |
Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
title_fullStr |
Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
title_full_unstemmed |
Performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil |
title_sort |
performatividade e alguns dos seus efeitos na orientação da formação e do trabalho docente no brasil |
description |
O presente texto se dedica a analisar a presença e alguns dos efeitos da performatividade, no contexto da construção de uma escola gerencial, na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil. Com base na abordagem metodológica macro-global e micro-local da sociologia da educação, são aclaradas as vinculações entre as atuais estratégias neoliberais e a gestão gerencial e a performatividade. Os estudos apontam que o gerencialismo e a performatividade se manifestam por políticas que visam infiltrar a lógica de mercado no setor público, através do foco em desempenhos. Os resultados da pesquisa sobre o Brasil indicam a construção de uma escola gerencial e de expressões da performatividade em propostas a partir dos anos 90, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seu aperfeiçoamento e desdobramentos na BNCC e propostas como a BNC Docente, Prova Nacional Docente, nova Política Nacional de Formação inicial e continuada de professores para a educação básica, Exame Nacional do Magistério na educação básica (ENAMEB). Dessa forma, analisa-se a que a construção de uma escola gerencial se dá no país para inclinar a educação ao mercado, para o qual a performatividade tem papel chave para orientar a formação e o trabalho docente, deslegitimando o caráter social da educação, da escola e do professor. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17201 |
_version_ |
1805452364015992832 |
score |
10,814766 |