Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio

Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionári...

ver descrição completa

Principais autores: Falcao, Eliane Brigida Morais, Trigo, Eliane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas.