Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionári...
Principais autores: | Falcao, Eliane Brigida Morais, Trigo, Eliane Dias |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1723 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-17232015-05-14T19:32:06Z Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 10.3895/rbect.v8n1.1723 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723/1983 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias |
spellingShingle |
Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
author_sort |
Falcao, Eliane Brigida Morais |
title |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_short |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_full |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_fullStr |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
title_sort |
origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio |
description |
Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 |
_version_ |
1805291885837680640 |
score |
10,814766 |