Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio

Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionári...

ver descrição completa

Principais autores: Falcao, Eliane Brigida Morais, Trigo, Eliane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1723
recordtype ojs
spelling peri-article-17232015-05-14T19:32:06Z Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio Falcao, Eliane Brigida Morais Trigo, Eliane Dias Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723 10.3895/rbect.v8n1.1723 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723/1983 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Falcao, Eliane Brigida Morais
Trigo, Eliane Dias
spellingShingle Falcao, Eliane Brigida Morais
Trigo, Eliane Dias
Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
author_sort Falcao, Eliane Brigida Morais
title Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
title_short Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
title_full Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
title_fullStr Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
title_full_unstemmed Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
title_sort origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio
description Investigamos, entre estudantes, as influências que a presença de crenças religiosas exerciam na aprendizagem de conceitos científicos relacionados aos temas "Origem do Universo", "Origem e diversidade da vida" e " Causas dos fenômenos naturais". Foram usados questionário e observação de campo como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. A influência de crenças religiosas na dinâmica da aceitação e rejeição das explicações científicas revelou-se claramente. Fez-se notório o esforço de estudantes para harmonizar, a partir de sua base cultural, explicações religiosas e científicas, mas foi possível identificar o aumento de adesão às explicações científicas ao final do ensino médio. Dificuldades dos estudantes não puderam ser atribuídas exclusivamente às influências de crenças religiosas, porque outros fatores foram detectados, como limitado tempo dedicado aos temas investigados e erros em explicações científicas de estudantes que tinham ou não crenças religiosas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1723
_version_ 1805291885837680640
score 10,814766