Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica qu...
Principais autores: | Brescia, Amanda Tolomelli, Vaz, Aline Choucair |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica. |
---|