Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica qu...
Principais autores: | Brescia, Amanda Tolomelli, Vaz, Aline Choucair |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17292 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-172922023-11-12T18:54:11Z Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores Brescia, Amanda Tolomelli Vaz, Aline Choucair Educação Holocausto; História; Exposição. Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292 10.3895/rtr.v8n0.17292 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292/9742 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Brescia, Amanda Tolomelli Vaz, Aline Choucair |
spellingShingle |
Brescia, Amanda Tolomelli Vaz, Aline Choucair Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
author_sort |
Brescia, Amanda Tolomelli |
title |
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
title_short |
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
title_full |
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
title_fullStr |
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores |
title_sort |
práticas educativas extensionistas: anne frank e histórias que ensinam valores |
description |
Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292 |
_version_ |
1805452278421782528 |
score |
10,814766 |