Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores

Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica qu...

ver descrição completa

Principais autores: Brescia, Amanda Tolomelli, Vaz, Aline Choucair
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17292
recordtype ojs
spelling peri-article-172922023-11-12T18:54:11Z Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores Brescia, Amanda Tolomelli Vaz, Aline Choucair Educação Holocausto; História; Exposição. Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292 10.3895/rtr.v8n0.17292 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292/9742 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Brescia, Amanda Tolomelli
Vaz, Aline Choucair
spellingShingle Brescia, Amanda Tolomelli
Vaz, Aline Choucair
Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
author_sort Brescia, Amanda Tolomelli
title Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
title_short Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
title_full Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
title_fullStr Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
title_full_unstemmed Práticas educativas extensionistas: Anne Frank e histórias que ensinam valores
title_sort práticas educativas extensionistas: anne frank e histórias que ensinam valores
description Este artigo analisa a experiência pedagógica da Exposição “Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” e do Ciclo de atividades: História, Educação e Holocausto no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e também junto às escolas de Educação Básica que participaram desta atividade. Para tal são analisados os dias das atividades, os relatos das escolas, assim como o livro lançado que foi desdobramento da ação. Também avaliações foram registradas dos/as palestrantes, assim como um formulário enviado aos/às participantes para a análise do evento. Os principais referenciais teóricos se sustentam na educação e memória do Holocausto; na análise da relação Memória e História e compreensão da intolerância nos processos coletivos e históricos. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender o impacto da experiência de ser expositor/a no Ciclo e o quanto cada profissional avalia como importante tal discussão para a formação de professores/as e pedagogos/as. Os resultados apontam que alunos/as e professores/as se esmeram na história e no exemplo de Anne Frank, sendo possível afirmar que esta foi uma consistente ação pedagógica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17292
_version_ 1805452278421782528
score 10,814766