A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde
É sabido que a população negra, os indígenas e os quilombolas pouco participam da Ciência. O conhecimento científico quase não dialoga com aqueles historicamente construídos por esses sujeitos e por seus ancestrais. No contexto acadêmico, isso se reflete na participação de negros indígenas e quilomb...
Principais autores: | Lessa, Luciana Rodrigues, Rizzo, Tamiris Pereira, Fonseca, Alexandre Brasil |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17370 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17370 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-173702023-12-19T16:30:40Z A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde Lessa, Luciana Rodrigues Rizzo, Tamiris Pereira Fonseca, Alexandre Brasil EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE Iniciação Científica; Políticas Afirmativas; Ciências. da Saúde. É sabido que a população negra, os indígenas e os quilombolas pouco participam da Ciência. O conhecimento científico quase não dialoga com aqueles historicamente construídos por esses sujeitos e por seus ancestrais. No contexto acadêmico, isso se reflete na participação de negros indígenas e quilombolas em programas de Iniciação Científica e no desenvolvimento de projetos de pesquisa pautados nessas temáticas. No domínio das Ciências da Saúde, essa desigualdade tem reflexo na formação de profissionais e pesquisadores, que acabam por se alicerçar em práticas ocidentais, que fundamentam as ações de saúde promovidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse processo influencia negativamente a saúde da população negra, indígena e quilombola. A partir dessa demanda e das políticas de cotas instituídas nas universidades públicas, foi desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Políticas Afirmativas (PIBIC-AF), principal expoente das ações afirmativas na Iniciação Científica. A partir das informações contidas em três plataformas do CNPq, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa que visou identificar a contribuição do PIBIC-AF para o enfrentamento das desigualdades na Ciência e na Saúde. Foram analisados os Currículos Lattes de 928 egressos do PIBIC-AF e os títulos de 1091 projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no âmbito desse programa. Observou-se que apenas 3,4% (37) dos projetos se relacionavam diretamente com o conhecimento de povos originários e comunidades tradicionais ou com questões de saúde da população negra, dos indígenas e dos quilombolas. A impossibilidade de acesso ao quesito raça/cor dificultou a análise da participação desses sujeitos no programa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2023-12-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17370 10.3895/rtr.v9n0.17370 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17370/9867 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lessa, Luciana Rodrigues Rizzo, Tamiris Pereira Fonseca, Alexandre Brasil |
spellingShingle |
Lessa, Luciana Rodrigues Rizzo, Tamiris Pereira Fonseca, Alexandre Brasil A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
author_sort |
Lessa, Luciana Rodrigues |
title |
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
title_short |
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
title_full |
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
title_fullStr |
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
title_full_unstemmed |
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
title_sort |
iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde |
description |
É sabido que a população negra, os indígenas e os quilombolas pouco participam da Ciência. O conhecimento científico quase não dialoga com aqueles historicamente construídos por esses sujeitos e por seus ancestrais. No contexto acadêmico, isso se reflete na participação de negros indígenas e quilombolas em programas de Iniciação Científica e no desenvolvimento de projetos de pesquisa pautados nessas temáticas. No domínio das Ciências da Saúde, essa desigualdade tem reflexo na formação de profissionais e pesquisadores, que acabam por se alicerçar em práticas ocidentais, que fundamentam as ações de saúde promovidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse processo influencia negativamente a saúde da população negra, indígena e quilombola. A partir dessa demanda e das políticas de cotas instituídas nas universidades públicas, foi desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Políticas Afirmativas (PIBIC-AF), principal expoente das ações afirmativas na Iniciação Científica. A partir das informações contidas em três plataformas do CNPq, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa que visou identificar a contribuição do PIBIC-AF para o enfrentamento das desigualdades na Ciência e na Saúde. Foram analisados os Currículos Lattes de 928 egressos do PIBIC-AF e os títulos de 1091 projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no âmbito desse programa. Observou-se que apenas 3,4% (37) dos projetos se relacionavam diretamente com o conhecimento de povos originários e comunidades tradicionais ou com questões de saúde da população negra, dos indígenas e dos quilombolas. A impossibilidade de acesso ao quesito raça/cor dificultou a análise da participação desses sujeitos no programa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17370 |
_version_ |
1805452289323827200 |
score |
10,814766 |