Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor

Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curs...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Maria do Socorro Sousa, Faria, Ivani Ferreira de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade.