Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor

Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curs...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Maria do Socorro Sousa, Faria, Ivani Ferreira de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17390
recordtype ojs
spelling peri-article-173902023-11-12T18:54:11Z Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor Silva, Maria do Socorro Sousa Faria, Ivani Ferreira de Educação; Geografia; Formação Docente. Vivências; Formação Docente; PARFOR. Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPEAM 2023-09-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390 10.3895/rtr.v8n0.17390 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390/9745 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Maria do Socorro Sousa
Faria, Ivani Ferreira de
spellingShingle Silva, Maria do Socorro Sousa
Faria, Ivani Ferreira de
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
author_sort Silva, Maria do Socorro Sousa
title Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
title_short Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
title_full Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
title_fullStr Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
title_full_unstemmed Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
title_sort formação de estudantes/professores tremembé no parfor
description Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre    vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390
_version_ 1805452294315048960
score 10,814766