Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor
Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curs...
Principais autores: | Silva, Maria do Socorro Sousa, Faria, Ivani Ferreira de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17390 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-173902023-11-12T18:54:11Z Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor Silva, Maria do Socorro Sousa Faria, Ivani Ferreira de Educação; Geografia; Formação Docente. Vivências; Formação Docente; PARFOR. Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPEAM 2023-09-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390 10.3895/rtr.v8n0.17390 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390/9745 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Maria do Socorro Sousa Faria, Ivani Ferreira de |
spellingShingle |
Silva, Maria do Socorro Sousa Faria, Ivani Ferreira de Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
author_sort |
Silva, Maria do Socorro Sousa |
title |
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
title_short |
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
title_full |
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
title_fullStr |
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
title_full_unstemmed |
Formação de estudantes/professores Tremembé no Parfor |
title_sort |
formação de estudantes/professores tremembé no parfor |
description |
Este artigo teve como objetivo traçar algumas reflexões sobre vivências no primeiro semestre de 2023 em uma turma de estudantes/professores Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e de como esse curso especifico dos Tremembé é importante para a formação desses sujeitos e para o exercício docente na escola indígena diferenciada. O presente estudo se pautou numa pesquisa de abordagem qualitativa. Tomou-se como campo de análise o curso citado, realizado na aldeia de Almofala, situada na parte litorânea oeste do Estado do Ceará. Contamos com a colaboração de estudantes/professores, os quais disponibilizaram bom convívio e boa vontade para a entrevista. A partir dessa pesquisa foi possível compreender que as reflexões sobre as vivências foram relevantes e que o (PARFOR) tem sido um instrumento formativo necessário, desenvolvendo uma formação de qualidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17390 |
_version_ |
1805452294315048960 |
score |
10,814766 |