O narrar-se no tempo do fazer docente como arte de conceber pesquisa em educação

Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância des...

ver descrição completa

Principais autores: Corrêa, Thiago Henrique Barnabé, Alcântara, Euripa Aparecida Ribeiro de, Evangelista, Kizzy Aparecida Ferraz, Santos, Kelly Cristina Souza Gonçalves, Bezerra, Leonardo Mendes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17392
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância dessa como princípio investigativo na área da educação. Embora a pesquisa narrativa ainda seja considerada, em âmbito acadêmico, como investigação “menor”, os trabalhos que bebem nessa fonte têm demonstrado a riqueza epistemológica por trás desse viés teórico-metodológico, o qual proporciona uma abordagem profunda para a compreensão do contexto educacional, especialmente no que diz respeito à formação de professores.