O narrar-se no tempo do fazer docente como arte de conceber pesquisa em educação
Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância des...
Principais autores: | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé, Alcântara, Euripa Aparecida Ribeiro de, Evangelista, Kizzy Aparecida Ferraz, Santos, Kelly Cristina Souza Gonçalves, Bezerra, Leonardo Mendes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17392 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Repensar e refletir sobre a autoformação e o desenvolvimento profissional docente são movimentos coesos, contínuos em nosso ser/fazer como dinâmica que se faz presente em nossas práticas pedagógicas cotidianas. Tendo como campo de estudo a pesquisa narrativa, este artigo visa expor a importância dessa como princípio investigativo na área da educação. Embora a pesquisa narrativa ainda seja considerada, em âmbito acadêmico, como investigação “menor”, os trabalhos que bebem nessa fonte têm demonstrado a riqueza epistemológica por trás desse viés teórico-metodológico, o qual proporciona uma abordagem profunda para a compreensão do contexto educacional, especialmente no que diz respeito à formação de professores. |
---|