A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?

Este texto apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico da produção acadêmica sobre Gestão Democrática no âmbito da rede pública oficial de ensino do estado de São Paulo realizado no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesso...

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Principais autores: Rosa, Sabrina Bucci, Pereira, Maria Simone Ferraz, Muniz, Darluce Andrade de Queiroz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17393
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Resumo: Este texto apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico da produção acadêmica sobre Gestão Democrática no âmbito da rede pública oficial de ensino do estado de São Paulo realizado no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo como filtro os descritores: “gestão democrática” e “rede pública estadual paulista” e objetivou mapear as tendências em pesquisa sobre a temática na referida rede de ensino no período compreendido entre 2016 e 2023 e identificar as lacunas neste campo de pesquisa, a fim de fomentar novos debates. A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre o Estado da Questão, pois, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, foi possível identificar como se encontra o tema de investigação no estado atual da ciência e definir categorias centrais de análise no campo teórico-metodológico (Nóbrega-Therrien e Terrien, 2004).