A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?

Este texto apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico da produção acadêmica sobre Gestão Democrática no âmbito da rede pública oficial de ensino do estado de São Paulo realizado no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesso...

ver descrição completa

Principais autores: Rosa, Sabrina Bucci, Pereira, Maria Simone Ferraz, Muniz, Darluce Andrade de Queiroz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17393
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17393
recordtype ojs
spelling peri-article-173932023-11-12T18:54:11Z A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)? Rosa, Sabrina Bucci Pereira, Maria Simone Ferraz Muniz, Darluce Andrade de Queiroz 7.08.00.00-6 Educação Palavras-chave: Gestão democrática; Estado da questão; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Este texto apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico da produção acadêmica sobre Gestão Democrática no âmbito da rede pública oficial de ensino do estado de São Paulo realizado no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo como filtro os descritores: “gestão democrática” e “rede pública estadual paulista” e objetivou mapear as tendências em pesquisa sobre a temática na referida rede de ensino no período compreendido entre 2016 e 2023 e identificar as lacunas neste campo de pesquisa, a fim de fomentar novos debates. A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre o Estado da Questão, pois, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, foi possível identificar como se encontra o tema de investigação no estado atual da ciência e definir categorias centrais de análise no campo teórico-metodológico (Nóbrega-Therrien e Terrien, 2004). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17393 10.3895/rtr.v8n0.17393 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17393/9872 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/17393/3255 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rosa, Sabrina Bucci
Pereira, Maria Simone Ferraz
Muniz, Darluce Andrade de Queiroz
spellingShingle Rosa, Sabrina Bucci
Pereira, Maria Simone Ferraz
Muniz, Darluce Andrade de Queiroz
A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
author_sort Rosa, Sabrina Bucci
title A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
title_short A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
title_full A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
title_fullStr A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
title_full_unstemmed A gestão democrática na rede pública estadual de ensino de São Paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
title_sort gestão democrática na rede pública estadual de ensino de são paulo: o que sinalizam as pesquisas (2016 – 2023)?
description Este texto apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico da produção acadêmica sobre Gestão Democrática no âmbito da rede pública oficial de ensino do estado de São Paulo realizado no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo como filtro os descritores: “gestão democrática” e “rede pública estadual paulista” e objetivou mapear as tendências em pesquisa sobre a temática na referida rede de ensino no período compreendido entre 2016 e 2023 e identificar as lacunas neste campo de pesquisa, a fim de fomentar novos debates. A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre o Estado da Questão, pois, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, foi possível identificar como se encontra o tema de investigação no estado atual da ciência e definir categorias centrais de análise no campo teórico-metodológico (Nóbrega-Therrien e Terrien, 2004).
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17393
_version_ 1805452297476505600
score 10,814766