Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste pa...
Principais autores: | Motta, Marcelo Souza, Liao, Tarliz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste panorama, apresentamos um Mapeamento Sistemático de Literatura. A busca inicial deste mapeamento retornou 194 estudos a partir do termo (descritores e string) estabelecido em uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Aplicado todos os critérios de exclusão e inclusão, resultaram ao final, apenas, 14 estudos. Esses estudos foram categorizados e organizados em quatro focos e sete subfocos temáticos. Concluímos através dos estudos analisados que o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas do ensino superior, pode proporcionar mudanças e inovações metodológicas necessárias a uma prática acadêmica significativa. |
---|