Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste pa...
Principais autores: | Motta, Marcelo Souza, Liao, Tarliz |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17478 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-174782024-02-03T19:02:49Z Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior Motta, Marcelo Souza Liao, Tarliz Ensino Mapeamento Sistemático de Literatura; Educação Matemática; Tecnologias Digitais. Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste panorama, apresentamos um Mapeamento Sistemático de Literatura. A busca inicial deste mapeamento retornou 194 estudos a partir do termo (descritores e string) estabelecido em uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Aplicado todos os critérios de exclusão e inclusão, resultaram ao final, apenas, 14 estudos. Esses estudos foram categorizados e organizados em quatro focos e sete subfocos temáticos. Concluímos através dos estudos analisados que o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas do ensino superior, pode proporcionar mudanças e inovações metodológicas necessárias a uma prática acadêmica significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478 10.3895/rtr.v9n0.17478 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478/10083 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Motta, Marcelo Souza Liao, Tarliz |
spellingShingle |
Motta, Marcelo Souza Liao, Tarliz Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
author_sort |
Motta, Marcelo Souza |
title |
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_short |
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full |
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_fullStr |
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
title_sort |
mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da capes que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior |
description |
Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste panorama, apresentamos um Mapeamento Sistemático de Literatura. A busca inicial deste mapeamento retornou 194 estudos a partir do termo (descritores e string) estabelecido em uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Aplicado todos os critérios de exclusão e inclusão, resultaram ao final, apenas, 14 estudos. Esses estudos foram categorizados e organizados em quatro focos e sete subfocos temáticos. Concluímos através dos estudos analisados que o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas do ensino superior, pode proporcionar mudanças e inovações metodológicas necessárias a uma prática acadêmica significativa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478 |
_version_ |
1805535678401871872 |
score |
10,814766 |