Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior

Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste pa...

ver descrição completa

Principais autores: Motta, Marcelo Souza, Liao, Tarliz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17478
recordtype ojs
spelling peri-article-174782024-02-03T19:02:49Z Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior Motta, Marcelo Souza Liao, Tarliz Ensino Mapeamento Sistemático de Literatura; Educação Matemática; Tecnologias Digitais. Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste panorama, apresentamos um Mapeamento Sistemático de Literatura. A busca inicial deste mapeamento retornou 194 estudos a partir do termo (descritores e string) estabelecido em uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Aplicado todos os critérios de exclusão e inclusão, resultaram ao final, apenas, 14 estudos. Esses estudos foram categorizados e organizados em quatro focos e sete subfocos temáticos. Concluímos através dos estudos analisados que o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas do ensino superior, pode proporcionar mudanças e inovações metodológicas necessárias a uma prática acadêmica significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478 10.3895/rtr.v9n0.17478 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478/10083 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Motta, Marcelo Souza
Liao, Tarliz
spellingShingle Motta, Marcelo Souza
Liao, Tarliz
Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
author_sort Motta, Marcelo Souza
title Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_short Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_full Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_fullStr Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_full_unstemmed Mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da CAPES que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
title_sort mapeamento sistemático de literatura das pesquisas realizadas nos programas stricto sensu da área de ensino da capes que versam sobre matemática e o uso de tecnologias digitais no ensino superior
description Intencionamos neste artigo, identificar quais pesquisas realizadas nos programas stricto sensu do Brasil versam sobre o uso das tecnologias digitais na educação matemática no contexto do ensino superior, permitindo a identificação de inovações digitais ou metodológicas. Assim, para obtenção deste panorama, apresentamos um Mapeamento Sistemático de Literatura. A busca inicial deste mapeamento retornou 194 estudos a partir do termo (descritores e string) estabelecido em uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Aplicado todos os critérios de exclusão e inclusão, resultaram ao final, apenas, 14 estudos. Esses estudos foram categorizados e organizados em quatro focos e sete subfocos temáticos. Concluímos através dos estudos analisados que o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas do ensino superior, pode proporcionar mudanças e inovações metodológicas necessárias a uma prática acadêmica significativa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17478
_version_ 1805535678401871872
score 10,814766