A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO
O presente artigo propõe-se a tratar da jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO. O objetivo foi analisar a composição da jornada de trabalho na legislação que norteia a carreira do magistério em vigor nas duas localidades, a fim de verificar se as...
Principais autores: | Guimarães Gutierres, Dalva Valente, Carneiro, Ana Paula da Silva, da Silva, Maria Madalena Vieira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17492 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17492 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-174922023-11-12T18:54:11Z A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO Guimarães Gutierres, Dalva Valente Carneiro, Ana Paula da Silva da Silva, Maria Madalena Vieira Ciências da Educação; Políticas Públicas Educacionais Jornada de trabalho; Valorização do Professor; Rede Municipal; Hora-atividade. O presente artigo propõe-se a tratar da jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO. O objetivo foi analisar a composição da jornada de trabalho na legislação que norteia a carreira do magistério em vigor nas duas localidades, a fim de verificar se as legislações de carreira apontam no sentido da valorização dos professores da educação básica. A metodologia utilizada foi o estudo documental, cujas fontes foram os Planos de Carreira e remuneração dos profissionais da educação. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que criou o Piso Salarial Profissional Nacional definiu que na composição da jornada de trabalho docente deve-se reservar no mínimo 1/3 do tempo da jornada total ou 33,3% a ser destinado às atividades extraclasses ou hora-atividade. Os resultados do estudo evidenciaram que em Belém/PA a situação é de cumprimento parcial da legislação nacional, com percentuais de hora-atividade que variam entre 30,2% a 35,4%. No município de Palmas/TO constatou-se que há apenas 20% da jornada para hora-atividade, não havendo, portanto, compatibilidade com a recomendação da lei nacional. Tal situação revela a heterogeneidade no tratamento da carreira dos professores nesses municípios, que valorizam parcialmente seus professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17492 10.3895/rtr.v8n0.17492 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17492/9876 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Guimarães Gutierres, Dalva Valente Carneiro, Ana Paula da Silva da Silva, Maria Madalena Vieira |
spellingShingle |
Guimarães Gutierres, Dalva Valente Carneiro, Ana Paula da Silva da Silva, Maria Madalena Vieira A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
author_sort |
Guimarães Gutierres, Dalva Valente |
title |
A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
title_short |
A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
title_full |
A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
title_fullStr |
A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
title_full_unstemmed |
A jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO |
title_sort |
jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de belém/pa e palmas/to |
description |
O presente artigo propõe-se a tratar da jornada de trabalho de professores das redes municipais de educação de Belém/PA e Palmas/TO. O objetivo foi analisar a composição da jornada de trabalho na legislação que norteia a carreira do magistério em vigor nas duas localidades, a fim de verificar se as legislações de carreira apontam no sentido da valorização dos professores da educação básica. A metodologia utilizada foi o estudo documental, cujas fontes foram os Planos de Carreira e remuneração dos profissionais da educação. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que criou o Piso Salarial Profissional Nacional definiu que na composição da jornada de trabalho docente deve-se reservar no mínimo 1/3 do tempo da jornada total ou 33,3% a ser destinado às atividades extraclasses ou hora-atividade. Os resultados do estudo evidenciaram que em Belém/PA a situação é de cumprimento parcial da legislação nacional, com percentuais de hora-atividade que variam entre 30,2% a 35,4%. No município de Palmas/TO constatou-se que há apenas 20% da jornada para hora-atividade, não havendo, portanto, compatibilidade com a recomendação da lei nacional. Tal situação revela a heterogeneidade no tratamento da carreira dos professores nesses municípios, que valorizam parcialmente seus professores. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17492 |
_version_ |
1805452375716003840 |
score |
10,814766 |