GESTÃO EMPREENDEDORA DE CARREIRAS TECNOLÓGICAS
Na busca pela competitividade, é preciso capacitar-se, não só em termos corporativos, mas também pessoais e relacionais para uma nova concepção de trabalho. Desta forma, a busca de uma inserção profissional passa necessariamente pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando...
Principais autores: | Resende, Luis Mauricio, Dib, Sandra Korman, Leite, Magda Gomes |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2005
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/175 |
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peri-article-1752008-12-02T15:23:53Z GESTÃO EMPREENDEDORA DE CARREIRAS TECNOLÓGICAS Resende, Luis Mauricio Dib, Sandra Korman Leite, Magda Gomes Na busca pela competitividade, é preciso capacitar-se, não só em termos corporativos, mas também pessoais e relacionais para uma nova concepção de trabalho. Desta forma, a busca de uma inserção profissional passa necessariamente pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas. Nesta vertente, surgiram, nos últimos dez anos, disciplinas de empreendedorismo nas grades dos cursos de engenharia. Muitas vezes o foco dessas disciplinas restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Esse trabalho busca apontar uma outra finalidade das disciplinas de empreendedorismo nos cursos de engenharia. Em currículos fortemente baseados nas tecnologias e ciências básicas, deve o empreendedorismo atuar como ferramenta de formação humanística ao aluno, onde a reflexão deste em relação à futura carreira, suas pertinências, aspectos éticos, e envolvimento emocional para com ela possam ser refletidos. Planos de negócios podem, com propriedade, serem acompanhados ou em alguns casos, substituídos por planos de carreiras. O resultado das experiências que se valem desse caráter inovador junto a alunos de tecnologia vem sendo extremamente revelador, denotando a necessidade de uma reflexão que os currículos, em sua maioria, não dispõem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/175 10.3895/S1808-04482005000100003 Revista Gestão Industrial; v. 1, n. 1 (2005) 1808-0448 10.3895/S1808-044820050001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/175/171 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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