A autobiografia como base de pesquisa para estudos sobre educação no bairro negro Rosalina, em fortaleza-CE
O texto é um fragmento ampliado da pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e sistematiza questões relacionadas a autobiografia como base de pesquisas no campo da educação e em bairros negros. A especificidade d...
Principais autores: | Jesus, Tiago Souza de, Cunha Junior, Henrique Antunes |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17501 |
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peri-article-175012023-11-12T18:54:11Z A autobiografia como base de pesquisa para estudos sobre educação no bairro negro Rosalina, em fortaleza-CE Jesus, Tiago Souza de Cunha Junior, Henrique Antunes Ciências Humanas: educação; história e sociologia Pesquisa Autobiográfica.; Bairros negros; Afrodescendência; Percursos urbanos; Rosalina O texto é um fragmento ampliado da pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e sistematiza questões relacionadas a autobiografia como base de pesquisas no campo da educação e em bairros negros. A especificidade das realidades vividas em bairros negros é uma dimensão difícil de ser capturada. Sob esse aspecto, a autobiografia é encarada como dimensionadora das realidades vividas. Objetiva-se apresentar a autobiografia como elemento potencializador da pesquisa na afrodescendência, com o intuito de ampliar o debate apresentando uma estratégia de pesquisa capaz de traduzir realidades vividas por afrodescendentes em bairros. Acerca do campo de investigação e método, utilizou-se a comunidade Rosalina, três crianças negras em idade escolar, um adulto morador do bairro e as memórias autobiográficas de um dos autores do presente texto, que foram analisados sob a luz da metodologia afrodescendente de pesquisa e dos percursos urbanos realizados dentro da comunidade. Conclui-se que as narrativas das crianças contam sobre significados, enquanto que a autobiografia vai além, apresentando dimensões da memória, ideologia e desejos inconscientes. A autobiografia, neste sentido, é um recurso potencializador da pesquisa afrodescendente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-11-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17501 10.3895/rtr.v8n0.17501 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17501/9926 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O texto é um fragmento ampliado da pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e sistematiza questões relacionadas a autobiografia como base de pesquisas no campo da educação e em bairros negros. A especificidade das realidades vividas em bairros negros é uma dimensão difícil de ser capturada. Sob esse aspecto, a autobiografia é encarada como dimensionadora das realidades vividas. Objetiva-se apresentar a autobiografia como elemento potencializador da pesquisa na afrodescendência, com o intuito de ampliar o debate apresentando uma estratégia de pesquisa capaz de traduzir realidades vividas por afrodescendentes em bairros. Acerca do campo de investigação e método, utilizou-se a comunidade Rosalina, três crianças negras em idade escolar, um adulto morador do bairro e as memórias autobiográficas de um dos autores do presente texto, que foram analisados sob a luz da metodologia afrodescendente de pesquisa e dos percursos urbanos realizados dentro da comunidade. Conclui-se que as narrativas das crianças contam sobre significados, enquanto que a autobiografia vai além, apresentando dimensões da memória, ideologia e desejos inconscientes. A autobiografia, neste sentido, é um recurso potencializador da pesquisa afrodescendente. |
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